Translate

Museus e suas arquiteturas

MAC - MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA - NITERÓI/RJ
"Quem visita a praça de 2.500 m² onde fica o Museu de Arte Contemporânea de Niterói admira uma obra onde a técnica dá expressivo suporte à arte. Foram necessários cinco anos para erguer a estrutura de quatro pavimentos, com 300 operários se revezando em três turnos. Para tanto, foram retiradas 5.500 toneladas de material em escavações e consumidos 3.200.000 m³ de concreto, quantidade suficiente para levantar um prédio de 10 pavimentos."

MUSEU GUGGENHEIM BILBAO
"O Museu Guggenheim Bilbao, situado na cidade basca de Bilbao é um dos cinco museus pertencentes à Fundação Solomon R. Guggenheim no mundo. Projetado pelo arquiteto canadense naturalizado norte-americano Frank Gehry, é hoje um dos locais mais visitados da Espanha. Seu projeto foi parte de um esforço para revitalizar Bilbao e, hoje, recebe visitantes de todo o mundo.Sua construção se iniciou em 1992, sendo concluído cinco anos mais tarde. Duas equipes, uma em Bilbao e outra em Los Angeles, trabalharam conjuntamente na elaboração do projeto, que só foi possível graças ao uso de um software CAD nos cálculos estruturais. Alguns especialistas questionavam a possibilidade de execução da obra, por causa de suas formas complexas.
Primeiramente foram feitos esboços e modelos do edifício. Depois, esses modelos foram escaneados e mapeados, e, com o auxílio do software, foram detalhados os cálculos da estrutura e os modelos virtuais em 3D das peças construtivas. Desse modo, foi possível erguer uma estrutura formada por curvas complexas e torcidas."


MUSEU DO LOUVRE
Louvre – Paris, França
É o museu mais visitado da Europa e as longas filas comprovam isso. Nem só de Mona Lisa vive este espaço em Paris, mas a fama da obra de Leonardo da Vinci contribui para atrair todos os anos milhões de visitantes. Destaque para a Vênus de Milo, a Vitória de Samotrácia e para a ala dedicada ao Egito. Rembrandt, Miguel Ângelo e Rubens são outros artistas representados. Site oficial aqui.


INHOTIM

O Instituto Inhotim foi idealizado pelo empresário Bernardo Paz em meados da década de 1980. Em 1984, o local recebeu a visita do renomado paisagista Roberto Burle Marx, que apresentou algumas sugestões e colaborações para os jardins. Desde então, o projeto paisagístico cresceu e passou por várias modificações.
A propriedade particular foi se transformando com o tempo. Começava a nascer um grande espaço cultural, com a construção das primeiras edificações destinadas a receber obras de arte contemporânea. Ganhava vida também o rico acervo botânico, consolidado a partir de 2005 com o resgate e a introdução de coleções botânicas de diferentes partes do Brasil e com foco nas espécies nativas. Brumadinho -  Belo Horizonte. Site oficial aqui.


FAÇA UM TOUR EM DIVERSOS MUSEUS ..EU ADOREI ESTE SITE...
Beijos mil.

3 comentários:

  1. Gosto muito de ir, mas não tenho paciência de ir com vocês que querem ficar 1 hora em casa pintura kkkkk
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Viajei agora....adorei!!!!!
    Páscoa é ajudar mais gente a ser gente, é viver em constante libertação, é crer na vida que vence a morte. Páscoa é renascimento, é recomeço, é uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós.Deus abençoe vc e toda sua família.

    ResponderExcluir