Translate

Dicionário de arquitetura

A
Aba corrida
Arquitetura -  Varanda em sacada que corre ao longo da cimalha de um prédio estético.
Abaular
Dar forma curva, arqueada, a uma superfície, a fim de proporcionar melhor escoamento da água ou acabamento estético.
Abertura
Termo genérico que resume todo e qualquer rasgo na construção, seja para dar lugar a portas e janelas, seja para criar frestas ou vãos.
Abertura de valas
Ato de fazer valas.
Abóbada
Todo o teto côncavo pode-se chamar abóbada. Cobertura encurvada. Do ponto de vista geométrico, a abóbada tem origem num arco que se desloca e gira sobre o próprio eixo, cobrindo toda a superfície do teto. As abóbadas variam de acordo com a forma do arco de origem. Abóbada ogival, também chamada gótica, cujo arco tem forma de ogiva, é uma marca da arquitetura árabe. Abóbada aviajada tem origem num arco cujas extremidades estão em desníveis. Há ainda a abóbada de lunetas. De menor altura, esse tipo está presente nas casas de estilo colonial americano e facilita a iluminação interior.
Abrasão
Desgaste causado nas superfícies pelo movimento de pessoas ou objetos.
Abraçadeira
Peça em ferro que segura as vigas do madeiramento ou parede.
Abrigo
Lugar onde o homem pode se proteger das intempéries. No uso corrente, indica locais como garagem, também chamada abrigo de carro, automóvel.
Ação de rescisão de empreitada
Na AÇÃO DE RESCISÃO DE EMPREITADA no meio Imobiliário é a que o dono da obra pode exercitar contra o empreiteiro, com o objetivo de rescindir o contrato de empreitada, quando se tiver verificado motivo legal ou inadimplemento de condição estipulada (G G, arts. 1.237 a 1.247).
Ação de resgate de aforamento
Na AÇÃO DE RESGATE DE AFORAMENTO no meio Imobiliário é a que o enfiteuta propõe contra o aforador, depois de decorrido o prazo de trinta anos, da data da constituição do prazo, para que este seja declarado extinto, mediante o pagamento, por consignação judicial, da importância relativa a vinte pensões anuais, sendo então adjudicado ao autor o domínio direto da coisa sobre a qual tinha o domínio útil (C. C., art. 693).
Ação de usucapião
Na AÇÃO DE USUCAPIÃO. É aquela que o possuidor de imóvel particular alheio, com ou sem título de aquisição, promove contra os possíveis interessados, observando os requisitos legais, a fim de que por sentença se lhe reconheça o domínio sobre ele, em virtude de haver decorrido o lapso de tempo que a lei exige para esse efeito (C. C., arts. 550 a 553; 618, 619 e 698; C. P. C., arts. 941 e segs.).
Acabamento
Arremate final da estrutura e dos ambientes da casa, feito com os diversos revestimentos de pisos, paredes e telhados.
Acetinado
Todo o material tratado para ter textura semelhante ao cetim.
Acesso
Rampa, escada, corredor ou qualquer meio de entrar e sair de um ambiente, uma casa ou um terreno.
Acidato
Tratamento à base de ácido sobre vidro, é mais perfeito que o jateamento, não mancha ao toque dos dedos, porém ainda caro, é Italiano o processo.
Aclive
Quando o terreno se apresenta em subida em relação à rua; ladeira, vista de baixo para cima.
ACM
Designa alumínio composto ver "alucobond".
Aço-carbono
Liga de aço e carbono que resulta num material leve e de grande resistência.
Aço-inoxidável
Aço resistente à oxidação, independentemente das temperaturas, e resistente também à corrosão por agentes químicos.
Acústica
A parte da física das construções que trata do projeto e construção de recintos com certas características, como ausência de eco e de reverberação, de modo a permitir a audição distinta dos sons produzidos ou propagados e a assegurar a isolação dos mesmos em relação aos ruídos externos, e vice-versa.
Adam
Estilo iniciado com o arquiteto inglês Robert Adam, que teve grande influência nas construções do colonial americano dos séculos XVIII e XIX. As casas desse estilo são altas, com detalhes leves e pórticos elaborados a partir de elementos da arquitetura clássica. A sua maior marca é a luneta, espécie de abóbada feita de vidro sobre a porta principal.
Adega
Também conhecida como cave. A palavra, provavelmente, tem origem no termo francês cave: lugar especial da casa, em geral no subsolo, onde se guardavam os vinhos e os azeites. A adega precisa de ter condições climáticas controladas, para melhor conservar os vinhos e outras garrafas de bebidas, em condições adequadas de temperatura e umidade.
Adobo (ou Adobe)
Tijolo ou paralelepípedo feito com uma mistura de barro cru, areia em pequena quantidade, estrume e fibra vegetal ou ainda crina de animais. Possui em geral grandes dimensões e é seco à sombra e, depois, ao sol, que difere do tijolo por não ser cozido ao forno. Deve ser revestido com massa de cal e areia e podem ser argamassados com barro. O termo adobe vem do árabe attobi e designa, também, seixos rolados dos leitos de rios.
Adoçar
Nivelar, aplainar, desbastar saliências ou alisar e aplainar madeiras.
Adro
Pátio externo descoberto fronteiriço às igrejas, antigamente cercado ou murado; pode ser plano ou escalonado.
Adsorção
Processo que consiste na adesão de um líquido ou na condensação de um gás sobre uma superfície sólida, em forma de tênue camada molecular. Difere da absorção por ser um fenômeno de superfície, enquanto aquela é um fenômeno de massa.
Adução
Parte do abastecimento de água que compreende o transporte da mesma desde o local de captação até o de consumo.
Aduela
Parte de arremate dos vãos de portas ou janelas que guarnece o vão , e recebe as dobradiças, composto de 2 ombreiras e uma padieira, e nela se fixam as guarnições ou alisares, também pode se chamar assim a pedra em forma de cunha, que se emprega na construção de arcos e abóbadas de cantaria (pedra). Outra definição antiga era o nome dado à superfície, tanto interna como externa, da abóbada (a interna nada mais seria do que o intradorso). Depois a designação estendeu-se aos elementos constitutivos do arco da abóbada. É o nome que se dá, então, às pedras ou tijolos em forma de cunha que entram na composição de superfícies curvas de proteção. É, também, a face interior da ombreira, voltada para o vão da porta ou janela.
Afastamento (ou Recuo)
Refere-se às distâncias entre as faces da construção e os limites do lote ou terreno.
Aglomerado (ou Contraplacado)
Placa prensada, composta de serragem compactada com cola ou resina e arrematada com duas lâminas de madeira.
Agregado
É o material mineral (areia, brita, etc.) ou industrial que entra na preparação do concreto.
Agregado leve
É o material mineral composto por argila expandida, e de peso específico menor que o da água ( flutua ). Também conhecido pelo nome do fabricante VERMICULITA ou CINASITA no Brasil.
Agrimensura
É a Medição de superfície dos terrenos na qual o arquiteto se baseia para executar seu trabalho.
Água do telhado
Cada uma das superfícies inclinadas da cobertura, que principia no espigão horizontal (cumeeira) e segue até à beirada.
Água-furtada
Vão entre as tesouras do telhado. Ângulo do telhado por onde correm as água pluviais. Quando provido de janelas, também recebe o nome de mansarda. Sótão com janelas que se abrem sobre as águas do telhado.
Água-mestra
Nos telhados retangulares de quatro águas, é o nome que se dá às duas águas de forma trapezoidal. As duas águas triangulares chamam-se tacaniças.
Alambrado
A cerca feita com fios de arame que delimita um terreno.
Alçapão
Portinhola no piso ou no forro que dá acesso a caves ou sótãos.
Alçar
Levantar a parede, construir.
Alcova
Quarto pequeno de dormir, sem aberturas para o exterior, que faz comunicação com ante-salas.
Aldrava (ou Aldraba)
Tranca de ferro para escorar portas ou janelas; pequena tranqueta com dispositivo que permite que a porta possa ser aberta pelo lado de fora. Também argola que fica do lado de fora da porta e serve de instrumento para bater à porta.
Alfaia
Objetos, tais como paramentos, adornos e enfeites, que completam a decoração de uma casa.
Alicerce
Maciço de alvenaria enterrado que recebe a carga das paredes da construção. Antiga regra prática estabelece que o alicerce equivale à sexta parte da altura da parede sustentada, com largura igual ao dobro da espessura dessas paredes. Ver Fundação.
Alisar
Revestimentos das paredes, ombreiras e folhas de janelas. Guarnição de madeira da parte interna das portas e janelas. Régua fixa na parede, para proteção, na altura do encosto das cadeiras. Ver Guarnição.
Alma
Nome da parte correspondente à altura dos perfis metálicos. A parte superior é o banzo ou mesa. Almofada Na marcenaria e carpintaria, peça com saliência sobreposta à superfície podendo possuir também reentrâncias.
Alpendre
Cobertura suspensa por si só ou apoiada em colunas sobre portas ou vãos. Geralmente, fica localizada na entrada da casa. Aos alpendres maiores dá-se o nome de varanda.
Alteração de limites
Em direito penal - Crime de usurpação, que consiste na supressão ou deslocação de tapume, marco ou qualquer outro sinal indicativo de linha divisória, para o agente apropriar-se, no todo ou em parte, de coisa imóvel alheia (Cód. Pen., art. 161 ).
Alto-relevo
Saliência criada e definida numa superfície plana.
Alucobond
Ou outra denominação terminando em bond, dependendo do fabricante, é composta por chapa que tem acabamento de películas de alumínio com resina formando um sanduiche para revestimento de ambientes internos ou externos.É aplicada em cortes modulados pelo arquiteto sobre perfis de alumínio tipo de esquadria, préviamente colocada na fachada. Seu custo é em U$.
Alvará de construção
Documento emitido pela autoridade municipal onde a construção está localizada, que licencia a execução da obra, para sua obtenção existem uma série de exigências a serem cumpridas, como entrega de jogo de plantas devidamente assinadas pelos PREO e proprietário.
Alvenaria
Conjunto de pedras, de tijolos ou de blocos - agregado ou unido com argamassa ou não - que forma paredes, muros e alicerces. Quando esse conjunto sustenta a casa, ele chama-se alvenaria estrutural. O próprio trabalho do pedreiro.
Amarração
Última fiada posta num painel de alvenaria ou blocos, feita pelo pedreiro, os blocos são dispostos em geral diagonalmente e prensando a massa, hoje esta técnica tem sido dispensada. A maneira de dispor dos materiais de construção de modo a formarem um conjunto coeso e estável. JUNTA AMARRAÇÃO. É o tipo de colocação de tijolos em que um trava o deslocamento do outro. Existem alguns tipos, como a junta amarração simples, a junta amarração francesa etc .
Amianto
Tem origem num mineral chamado asbesto e é composto por filamentos delicados, flexíveis e incombustíveis. É usado na construção de refratários e na composição do fibrocimento, seu pó é extremamente tóxico e nocivo.
Anaeróbica
Tipo de processo utilizando como principal eliminador de matéria orgânica as bactérias naturais mediante injeção de ar e mistura mecânica.
Andaime
Equipamento em forma de plataforma usada para alcançar pavimentos superiores das construções e executar serviços em diversos níveis acima do piso.
Anfiteatro
Espaço teatral com palco central ou espectadores também à esquerda e a direita.
Anodização
Tratamento químico no alumínio que lhe confere aparência fosca e cores variadas.
Ante-projeto
Primeiras linhas traçadas pelo arquiteto em busca de uma idéia ou concepção para desenvolver um projeto.
Ante-sala
Aposento que antecede uma sala.
Apicoado
Superfície submetida a desbastamento do qual resulta uma textura rugosa, anti-derrapante. Normalmente feito em pedras como granitos e mármores. Suja mais que o flameado.
Aplique
Ornamento. Enfeite fixado em paredes ou muros.
Aprumar
Acertar a verticalidade de paredes , colunas ou esquadrias por meio do chamado fio de prumo.
Aquecimento central
Sistema provido de resistências elétricas ou de serpentinas (se o aquecimento for feito a gás) que centraliza o aquecimento da água de todas as torneiras de uma casa.
Arara
Móvel para uso em lojas de roupas em geral constituídas por tubos metálicos.
Arcada
Sucessão de arcos.
Arco
Semi-circunferência que cobre um vão. Nome dado à construção que dá origem às abóbadas.
Arenito
Rocha composta de pequenos grãos de quartzo, calcário ou feldspato, usada em pisos externos. Nos pisos internos, o arenito normalmente recebe polimento e rejunte de granilite.
Área de uso comum
É a área que pode ser utilizada em comum por todos os proprietários do prédio ou condomínio, sendo livre o acesso e o uso, de forma comunitária. exemplo: portaria , corredores etc...
Área útil
É a área individual. É a soma das áreas dos pisos do imóvel, sem contar as paredes, ou seja, restrita aos limites. Também é conhecida como área de "vassoura "
Área privativa
É a área do imóvel da qual o proprietário tem total domínio. É composta pela superfície limitada da linha que contorna externamente as paredes das dependências (cobertas ou descobertas) de uso privativo e exclusivo do proprietário.
Argamassa
Mistura de materiais inertes (areia) com materiais aglomerantes (cimento e/ou cal) e água, usada para unir ou revestir pedras, tijolos ou blocos, que forma conjuntos de alvenaria. Ex.: argamassa de cal (cal+areia+água). A argamassa magra ou mole é a mistura com menor quantidade de aglomerante (cal e/ou cimento), responsável pela aglutinação. Já a argamassa rica tem o aglomerante em abundância.
Argila expandida
É o agregado mineral leve, com peso específico menor que o da água ( flutua ). Conhecida pelo nome do fabricante VERMICULITA ou CINASITA no Brasil.
Armadura estrutural
Conjunto de ferros que ficam dentro do concreto e dão rigidez à obra, isto é à peça depois que o concreto atinge sua resistência aos 28 dias, permanecendo escorada a obra obedecendo a regras bem definidas de desforma.
Arquiteto
Profissional que idealiza e projeta uma construção. Possui a arte da composição, o conhecimento dos materiais e suas técnicas e a experiência na execução de obras.
Arquitetura
Arte de compor e construir edifícios para qualquer finalidade, tendo em vista o conforto humano, a realidade social e o sentido plástico da época em que se vive ou que se quer copiar. Uma das artes mais antigas. Escritos medievais são ilustrados com Deus segurando compasso e esquadro, uma alusão ao arquiteto do universo.
Arquitrave
Viga de sustentação ou verga principal que se apoia, em suas extremidades, em colunas ou pilares. Caracteriza o sistema arquitravado de envasaduras, cujas vergas são planas e horizontais. É a primeira parte do entablamento, ficando entre os capitéis das colunas e o friso.
Arquivolta
Moldura que acompanha o desenvolvimento de um arco.
Arranque
O início da formação da curvatura de um arco ou abóbada sobre a imposta. O mesmo que nascença.O termo também designa o trecho da armação de ferro que serve de espera para dar continuidade na armação de pilares.
Arrasamento
A cota de arrasamentos é chamado assim o nível adotado para corte da cabeça de estacas, fundações.
Arrimar
Apoiar, encostar, escorar.
Arremate
Finalizar um serviço na fase de acabamento da obra.
Art (CREA)
A ART assim denomina-se a anotação de responsabilidade técnica que deve ser feita para cada obra, mediante o pagamento de taxa tabelada pelo CREA da Região, cada tipo de projeto obriga a retirada de uma ART distinta e o profissional tem que ser cadastrado no CREA da sua região.
Art Déco
Movimento que atinge o seu apogeu entre os anos 20 e 40. Surge em oposição aos excessos do Art Nouveau e marca a arquitetura com linhas geométricas e tons pastel. O movimento concilia a produção industrial e as artes, influenciando os primeiros trabalhos do arquiteto franco-suíço Le Corbusier. Ele tornou ainda mais despojadas as formas desse estilo, criando as bases da arquitetura funcional ou moderna. Os projetos enfatizam vãos e grandes espaços envidraçados. As colunas, antes ornamentadas, agora assumem função estrutural e passam a ser denominadas pilotis.
Art Nouveau
A Arte Nova refere-se ao estilo arquitectónico e de arte decorativa que marcou o final do século XIX e o começo do XX. Muitos dos seus elementos retomam o Rococó e o Gótico. Assim, os edifícios mostram ornatos como ninfas com flores nos cabelos. Na Europa, misturou-se a elementos regionais, ganhando diversas versões. A primeira construção art nouveau foi projetada pelo arquiteto belga Victor Horta, em 1892, em Bruxelas. Mais tarde, o metro de Paris (França), recebeu portões projetados por Hector Guimard, que traziam formas sinuosas. Antonio Gaudi, um dos mais brilhantes arquitetos espanhóis, foi buscar inspiração às tradições medievais do seu país para erguer obras dentro do novo estilo. Em Barcelona, projetou a Sagrada Família, catedral que começou a ser construída em 1883, com torres góticas e adornos barrocos. O estilo art nouveau começou a perder força pouco antes da Primeira Guerra Mundial (1914-18).
As-Build - Como Construído
É o termo utilizado para indicar um projeto que teve lançado nele todas as modificações durante a construção ou reforma, principalmente útil em instalações. Somos favoráveis à utilização do segundo termo em português.
Asa
O mesmo que ala. O lado ou flanco de uma construção; cada uma das folhas de uma dobradiça.
Asna
A armação de madeira que sustenta o telhado. O mesmo que tesoura.
Assentar
Colocar e ajustar tijolos, blocos, esquadrias, pisos, pastilhas e outros acabamentos.
Aterramento
Colocação de hastes de cobre enterradas de acordo com técnica própria para se obter um ponto de terra dito neutro ou sem carga que é ligado ao quadro ou equipamento.
Aterro
Colocação de terra ou entulho para nivelar uma superfície irregular.
Atravessadouros particulares
São as passagens que existem através de propriedades agrárias, também particulares, que não se dirigem a fontes, pontes, ou lugares públicos privados de outra serventia. Não constituem servidão.
Átrio
Pátio de entrada das casas romanas, cercado por telhados pelos quatro lados, porém descoberto. Hoje o termo identifica um pátio de entrada de uma habitação.
AutoCAD
Software que facilita a confecção de plantas e croquis, oferecendo ferramentas essenciais para realizar projetos em computador. Fabricado pela Autodesk.
Azulejo
Ladrilho. Placa de cerâmica podendo ser polida e vidrada de diversas cores. A origem do azulejo remonta aos povos babilônicos. Com os árabes, os azulejos ganharam maior difusão, marcando fortemente a arquitetura moura na Península Ibérica. Originalmente, os azulejos apresentavam relevos, característica que ainda sobrevive até hoje.
B
Baguete
A moldura simples, de seção reduzida, cujo perfil, em geral, é de um arco de círculo, em madeira, plástico ou metal, usado em aplicações ornamentais, arremates, fixação de vidros etc.
Baixo-relevo
Trabalho de escultura em que as figuras sobressaem muito pouco em relação à superfície que lhes serve de fundo.
Balanço
Saliência ou corpo que se projeta para além da prumada de uma construção, sem estrutura de sustentação aparente.
Balaústre
Pequena coluna ou pilar em metal, madeira, pedra ou alvenaria que, alinhada lado a lado, sustenta corrimãos e guarda-corpos. Tem origem no latim balaustium, nome da flor de romã, cuja forma inspirou os primeiros balaústres.
Balcão
Elemento em balanço, na altura de pisos elevados, disposto diante de portas e janelas. É protegido com grades ou peitoril.
Baldrame
Designação genérica dos alicerces de alvenaria. Conjunto de vigas de concreto armado que corre sobre qualquer tipo de fundação. Peças de madeira que se apoiam nos alicerces de alvenaria e que recebem o vigamento do soalho.
Bandeira
Caixilho fixo ou móvel, situado na parte superior de portas e janelas. Pode ser fixo ou móvel, favorecendo a iluminação e a ventilação dos ambientes.
Bangalô
Do inglês bungalow, designa as casa de campo construídas na Índia, térreas e com grandes varandas cobertas.
Banner
Termo que significa elemento de propaganda ou letreiro.
Banzo
Viga onde engastam-se os degraus das escadas, tanto fixas como móveis; nas vigas T ou duplo T, é o nome das abas normais à alma, também chamamos mesa nesse caso do perfil.
Barrado
Lambris, revestimento colocado nas partes inferiores das paredes.
Barracão
Abrigo ou telheiro, ou casa provisória, geralmente de madeira, para guardar utensílios ou depositar materiais de construção, num canteiro de obras; barraca.
Barra anti-pânico
Ferragem que permite abertura rápida de portas para saídas de emergência.
Barroco
Estilo marcado pelo excesso de detalhes e de rebuscamentos. Historicamente, foi uma reação à austeridade do período artístico anterior, o Clássico. Na arquitetura, introduziu novas concepções de espaço, de tempo e, principalmente, de movimento. Assim, as construções exibem um vasto número de ornatos, apliques e pingentes que parecem flutuar em fachadas e paredes. Trazido pelos portugueses, o Barroco ganhou diferentes feições no Brasil. Enquanto as construções da Bahia copiaram o modelo europeu, as obras de Minas Gerais do século XVIII apresentam soluções formais simplificadas, inéditas, originais.
Barrote
Ou Granzepe estreita peça de madeira, chumbada com massa na laje, que permite fixar através de pregos o piso de tábuas corridas. Tem a seção trapezoidal com a base maior posicionada no piso mede 3 a 5 centímetros de largura e de 2.5 a 3.5 centímetros de altura.
Basalto
Rocha muito dura, de grão fino e cor escura, usada na pavimentação de estradas e na construção.
Basculante
A peça que leva esse nome devido ao sistema empregado em portas e janelas, onde as peças giram em torno de um eixo até atingir a posição perpendicular em relação ao batente ou à esquadria, abrindo vãos para ventilação.
Bay-Window
Janela de três faces, instalada no nível térreo, projetada para fora do prumo da construção.
Batente
Rebaixo onde a porta ou a janela encaixam-se ao fechar. A folha que fecha primeiro, na portas ou janela.
BDI - Beneficio de Despesas Indiretas
É o índice utilizado pelo construtor para ter a remuneração pelo serviço executado.
Beiral
Prolongamento do telhado para além da parede externa, protegendo-a da ação das chuvas. As telhas dos beirais podem ser sustentadas por mãos-francesas e fixadas por arames de cobre.
Benfeitorias
São as obras ou despesas que se fazem num imóvel visando a conservação, a melhoria ou simplesmente, o embelezamento, tornando-o mais agradável. Classificadas em: necessárias: para conservar ou evitar a deterioração (reforço das fundações); úteis ou proveitosas: aumentam ou facilitam o uso da coisa (construção de garagem); voluptuárias: as que não aumentam o uso habitual, sejam ou não de grande valor (piso em mármore, piscina).
Betão (Portugal)
Mistura de água, cimento, areia e pedra britada, em proporções prefixadas, que forma uma massa compacta e endurece ou ganha pega com o tempo. concreto aparente é aquele que não recebe revestimentos. concreto armado: na sua massa dispõem-se armaduras de aço chamados de vergalhões para aumentar a resistência. concreto ciclópico tem pedras aparentes e de volume avantajado e de formas irregulares. concreto celular é uma variável que substitui a pedra britada por microcélulas de ar obtidas por uma betonagem adequada, conferindo-lhe grande leveza e a aparência de espuma, servindo para enchimentos.
Betoneira
Máquina que prepara o betão ou concreto ou mistura as argamassas.
Bica corrida
Assim chamada determinada granulometria de material oriundo de brita, conjunto de pedra britada, pedrisco e pó-de-pedra, sem graduação definida, obtido diretamente do britador, sem separação por peneiração.
Bit
Detalhe de aresta em pedras com reentrância 1x1 cm na face externa ou que fica a vista. Não confundir com "rincão" que seria a reentrância na face interna ou que fica colada.
Bizotado
Vidro que recebe corte em forma de bisel nas arestas não confundir com lapidação ou lapidado cuja dimensão é menor e serve para dar arremate nas arestas.
Bloco
Designa edifícios que constituem um só conjunto construído.
Bloco cerâmico
Ou Tijolo de Barro elemento de vedação com medida-padrão. Pode ter função estrutural ou não, tem como fim a execução das paredes.
Bloco de concreto
Elemento de dimensões padronizadas. Tem função estrutural ou decorativa, sua qualidade geralmente é melhor que o de cerâmica ou barro.
Bloco de gesso
Elemento de gesso vazado medindo 70x50x7,5 cm macho x fêmea, assentado para executar paredes com acabamento final para pintura.
Bloco de vidro
Elemento de vedação que ajuda a iluminar o ambiente, é empregado com uso de vergalhões intercalados na massa para dar estrutura e segurança na parede.
Bloco sílico-calcário
Mistura de areia silicosa e cal virgem. Tem função estrutural.
Bloquete ou bloket
Elementos pré-moldados de concreto altura de 6 e 8 cm com formato de 16 faces ( ou menos ) de encaixe utilizável em pavimentação intertravada sobre colchão de pedra, pedrisco e areia, cada fabricante dá um nome.
Bocel
Moldura estreita, em meia-cana, que circunda a parte inferior da coluna. Nos degraus das escadas, é a parte do piso que sobressai além da prumada do espelho, formando um dente.
Boiler
Equipamento e local em que a água de um sistema de aquecimento central é represada e mantida em determinada temperatura.
Boiserie
Do francês designa entalhe ou moldura de madeira que enfeita portas ou móveis.
Boleado
Acabamento abaulado ou torneado no contorno da superfície de madeira, pedra, plástico ou metal. Quando o boleio completa 180 graus chamamos de 1/2 cana.
Bolsa
Extremidade de diâmetro maior nos tubos ou manilhas, que serve de encaixe da extremidade de outro tubo.
Boqueta
Designa qualquer abertura em paredes divisórias para passagem de objetos ou atendimento, podendo possuir esquadria ou vidro e possuir chapim, chama-se "passa prato" em lojas alimentícias.
Borracha de Nível
Tubo plástico transparente que cheio de água permite tomar o mesmo nível em diversos pontos da obra à distancia.
Bow-window
Janela semicircular que se projeta para fora das paredes.
Bomba
Equipamento que aspira um fluido ou material sólido pulverizado por meio de uma boca de aspiração e o expulsa por meio de outra boca, de impulsão, permitindo o transporte do lugar onde se acha até outro, onde deve ser despejado.
Bomba aspirante
Tipo de bomba que trabalha de modo que a altura de elevação é ganha unicamente durante a fase de aspiração.
Bomba centrífuga
Tipo de bomba em que a roda de pás gira e provoca a aceleração radial centrífuga do fluido ou material sólido.
Boneca
Elemento construtivo vertical de dimensões reduzidas, para criar complemento Arquitetônico ou afastar por exemplo uma porta ou janela de um canto. É também a saliência de alvenaria onde é fixado o marco ou grade de portas e de janelas. O mesmo que espaleta.
Bota Fora
O Bota Fora é o material proveniente de escavação a ser retirado, requer licenças do IBAMA E FEEMA (Brasil), além de cadastro obrigatório da empreiteira naqueles órgãos, para poder se desfazer desse material.
Botaréu
Pilastra reforçada, construída por fora das paredes externas, para absorver o empuxo da cobertura do edifício.
Braçadeira
Peça metálica que, normalmente, segura as vigas ou tesouras do madeiramento. Também fixa peças, como tubos, em paredes.
Brita (Pedra britada)
Pedra fragmentada. Fragmentos de pedra de dimensões padronizadas usados na concretagem. Dependendo de seu diâmetro máximo, é classificada de 0 a 4, da menor para a maior.
Brita corrida
O mesmo que brita.
Brise
Do francês brise-soleil; quebra-sol produzido com peças de madeira, concreto, plástico ou metal, disposto vertical ou horizontalmente diante das fachadas ou muros para atenuar ou impedir a ação direta do sol, sem perder a ventilação
Broca
Ver Estaca broca. Também designa um inceto que corrói a madeira.
Broxa
Pincel grande usado na caiação das paredes.
BTU
Abreviatura da expressão inglesa British Thermal Unit (unidade térmica inglesa), é a unidade definida como a quantidade de calor necessária para aquecer uma libra de água de 1º Fahrenheit em ou próximo de seu ponto de máxima densidade, ou seja, 39,1ºF. Eqüivale a 0,252kcal (quilocalorias).
Bueiro
Conjunto de caixa e tampa grelhada, abertura por onde escoam as águas pluviais das sarjetas e ruas chamado boca-de-lobo.
Bundoril
Peça geralmente de madeira que serve de acento em shoppings e praças.
C
Cabochão
Peça em forma de losango que dá acabamento a pisos feitos com pedras, cerâmicas ou azulejos.
Cachorro
Peça em pedra ou madeira, em balanço, que dá sustentação aos beirais e ao piso de sacadas ou balcões.
Caderno de encargos
É o conjunto de especificações técnicas, critérios, condições e procedimentos estabelecidos pelo contratante para a contratação, execução, fiscalização e controle dos serviços e obras.
Caiar
Pintar com cal diluída em água, requer preparo antecipado.
Caibro
Peça de madeira , geralmente de seção próxima ao quadrado, que junto com outras sustenta as ripas de telhados ou de assoalhos ( Brasil ) e soalhos ( PT ). Nos telhados, o caibro assenta nas cumeeiras, nas terças e nos frechais. No piso, apoia-se nos barrotes.
Caixa-d'água
Depósito de água confeccionado em materiais como concreto armado, fibrocimento, aço ou plástico.
Caixa de escada
Espaço, em sentido vertical, destinado à escada.
Caixa de fogo ( ou câmara de combustão )
Seção da lareira que vai do piso até a garganta; é constituída do piso, paredes (verticais e inclinadas), boca e dente. É nela em que se acende o fogo que projeta calor para o ambiente e onde é produzida a fumaça que enche a câmara após atravessar a garganta, elevando-se pelo conduto da chaminé.
Caixa de gordura
Caixa para retenção de gorduras, instalada após o sifão, na canalização de esgoto da pia da cozinha.
Caixa de inspeção
Caixa enterrada nos pontos de mudança de direção de uma canalização de esgotos ou águas pluviais, ou em determinados pontos ao longo de trechos intensos da mesma, que permite o acesso para limpeza e inspeção. O mesmo que poço de visita.
Caixa de passagem
Une tubulações diversas elétricas ou hidráulicas,
Caixilharia
Designação do conjunto de caixilhos.
Caixilho
Parte da esquadria que sustenta e guarnece os vidros de portas e janelas.
Cal
Material indispensável à preparação das argamassas. É obtida a partir do aquecimento da pedra calcária a temperaturas próximas dos 1000 graus Celsius, processo que resulta no aparecimento do monóxido de cálcio (CaO) e ganha o nome de cal virgem.
Calafate
Chamada assim a limpeza grossa final de obra para entrega.
Calafetar
Vedar fendas e pequenos buracos surgidos durante a obra em diversos materiais, e é executada após a raspagem de pisos de madeira pelo "calafate" com aplicação de pó de serragem fina e cola, resina ou verniz poliuretano.
Calcetar
Executar o assentamento de pedras nas calçadas sobre base de cimento e areia a seco, o termo está ligado a mosaico português ou pedra portuguesa que é executada pelo calceteiro.
Cálculo estrutural
Cálculo que estabelece a dimensão e a capacidade de sustentação dos elementos básicos de uma estrutura, podendo ser esta de concreto armado, de estrutura metálica, de madeira ou de outros materiais com pedra ou blocos.
Calefação
Qualquer sistema de aquecimento para interiores.
Calha
Canal. Duto de alumínio, ferro galvanizado, cobre, PVC , latão , fibrocimento ou concreto que recebe as águas das chuvas e as leva aos condutores verticais.
Camara de fumaça ( ou de fumo )
Parte da lareira que serve de transição entre a caixa de fogo e a chaminé, encerrando a fumaça errante que passa pela garganta e ainda não tem direção certa, sofrendo os efeitos da corrente de ar descendente para depois encaminhar-se pelo conduto até atingir o ponto culminante deste e espalhar-se pela atmosfera. Internamente, tem a forma de um funil invertido, e nela se encontram o registro (para regulagem da tiragem) e a estante de fumaça (para aspirar e reter o ar resultante da corrente descendente enquanto sobe a fumaça vinda da caixa de fogo, atravessando a garganta).
Cambota
Molde de madeira usado na confecção dos arcos e que entra na composição dos arcos simples. Também é a peça de madeira com meia volta com que se armam os tetos de estuque, nos vértices; ou outra, em arco, que assenta horizontalmente no alto dos nichos, nos altares sobre a qual (várias vezes repetida) pousa o sobrecéu.
Camurçar
Processo de preparo ou acabamento na massa de revestimento com o uso de uma pedaço de esponja ou espuma também chamada de camurça, que deixa a superfície áspera e preparada para receber cola para o material de acabamento final.
Candela
( cd ) Unidade de intensidade luminosa.
Canalizador
Profissional que executa o projeto hidráulico do engenheiro.
Cantaria
Pedra de cantaria é a pedra esquadrejada cantos formando esquadro 90 graus usada para edificar, construir muros ou casas. Chama-se "falsa cantaria" à disposição de pedras que funcionam apenas como revestimento.
Canteiro de obra
Local da construção onde se armazenam os materiais (cimento, ferro, madeira, etc.) e se realizam os serviços auxiliares durante a obra (preparação da argamassa, dobragem de ferro, etc.)
Cantoneira
Peça em forma de L que remata quinas ou ângulos de paredes. Também serve de apoio a pequenas prateleiras.
Capa
Demão de tinta. Camada de concreto aplicada sobre a pedra que impermeabiliza a superfície.
Capialçado
Adjetivo empregado para designar os vãos cujos sobre-arcos têm as faces inferiores inclinadas.
Capitel
Parte superior, em geral esculpida, de uma coluna. Alguns capitéis são simples, pouco ornamentados, a exemplo dos dóricos. Outros, como os jónicos, são arrematados com volutas.
Casa
1. Edifício de um ou poucos andares, destinado, geralmente, a habitação; morada, vivenda, moradia, residência, habitação. [Aum.: casão, casarão, casaréu; dim.: casinha, casita, casucha, casebre, casinhola, casinholo, casinhota, casinhoto, podendo as cinco últimas formas ter caráter depreciativo.]2. Cada uma das divisões de uma habitação; dependência, quarto, sala.3. Local destinado a reuniões ou até à moradia de certos grupos de pessoas. Estabelecimento, firma, empresa.
Casa de habitação
É aquela em que alguém habitualmente reside ou tem o seu lar, provido das coisas necessárias ao uso doméstico. Casa de morada; domicílio.
Casa habitada
É toda aquela que tem morador certo e permanente, embora ausente, ocasionalmente. Casa ocupada por uma ou mais pessoas.
Cargas Acidentais
Chamamos assim todas as cargas que podem atuar sobre a estrutura de edificações em função do seu uso (pessoas, móveis, veículos e materiais diversos.
Cargas Permanentes
Chamamos assim o peso de todos os elementos construtivos fixos e instalações permanentes (revestimentos, pisos, enchimentos, concretos, paredes divisórias e outras).
Caramanchão
Armação de madeira, como um pergolado, sustentada por pontaletes e coberta por vegetação.
Carpete de Madeira
Conjunto de pranchas de madeira ou laminado, em forma de tábuas, que são encaixadas e/ou coladas ao contrapiso.
Carpinteiro
Profissional que trabalha o madeiramento de uma obra, como formas e escoramentos.
Cascalho
Lasca de pedra.
Caulino ou caulim
Argila branca, rica em carbonato de cálcio, base de extração de cal.
Cava
Pequeno espaço situado entre o solo e o primeiro pavimento de uma casa.
Cavilha
Peça de fixação que serve para manter juntas as peças de madeira, as estruturas de alvenaria, etc. Tem formato cilíndrico-cónico, com uma cabeça numa das extremidades e uma abertura na outra, onde se encaixa a chaveta - um tipo de trava -, que completa a junção.
Celotex
Material isolante, não ressonante, fabricado com serragem ou bagaço de cana de açúcar, fortemente prensado ou comprimido em forma de placas utilizando resinas na colagem.
Cepilho
Pequena plaina usada pelo carpinteiro para alisar a madeira.
Cepo
Tronco de madeira.
Cerâmica
Arte de fabricação de objetos de argila cozida, tais como tijolos, telhas e vasos. Também refere-se às lajotas usadas em pisos ou como revestimento de paredes.
Cerca Viva
Sebe viva; arbustos plantados para formar um elemento de vedação e fechamento.
Cerne
Parte interna dos troncos das árvores, da qual se tira a madeira realmente utilizável tanto na marcenaria quanto na carpintaria.
Chalé
Do francês chalet. Casa de campo de madeira com telhados em duas águas, bem inclinados, que avançam sobre a fachada.
Chaminé
Duto de metal ou de alvenaria que conduz o fumo da lareira e do fogão para o exterior da casa.
Chanfrar
Cortar em diagonal os ângulos retos de uma peça.
Chapéu
Coroamento do muro ou da chaminé com uma ou duas águas.
Chapim
Peça que arremata paredes ou vãos em geral de topo.
Chapiscar
Lançar argamassa de cimento e areia grossa (proporção geralmente 1:3) contra a superfície para torná-la áspera e facilitar a aderência da primeira camada de argamassa.
Chumbar
Fixar com cimento, ou argamassa.
Chodopac
Designa um determinado tipo de vidro ainda importado no Brasil em geral opaco e em cores sendo aplicado colado em paredes como acabamento, seu custo é elevado.
Cimalha
A parte superior da cornija. Saliência ou arremate na parte mais alta da parede, onde assentam os beirais do telhado.
Cimbre
A armação de madeira que serve de molde para a construção do arco ou da abóbada; o mesmo que cambota e bica.
Cimeira
A viga ou trave colocada no ponto mais alto do telhado.
Cimentado a laser
Acabamento obtido com uso de máquina que torna o cimentado nivelado, uniforme e espelhado em grandes áreas em geral para estacionamentos ou fábricas. Existem empresas que possuem esse equipamento e pessoal especializado sub-empreitado.
Cimento
Aglomerante obtido a partir do cozimento de calcários naturais ou artificiais. Misturado com água, forma um composto que endurece em contato com o ar. É usado com a cal e a areia na composição das argamassas. O cimento de uso mais frequente hoje é o Portland, cujas características são resistência e solidificação em tempo curto. Desenvolvido em 1824, por um fabricante inglês de cal, ganhou esse nome porque a sua coloração era semelhante à da terra de Portland. Outros tipos surgem na mistura desse cimento com diversos compostos ou elementos, como o cimento com pó de mármore, que dá uma cor esbranquiçada ao material.
Cimento ARI
Aglomerante especial de Alta Resistência Inicial.
Cimento Amianto
Material composto de cimento Portland e fibras de amianto, com alta resistência à tração e à compressão, elevado poder isolante do calor e do som, alta resistência aos ácidos comuns, sendo imputrescível, incombustível e impermeável. Porém o seu pó é altamente cancerígeno.
Cinasita
Ver agregado leve, mineral composto por argila expandida outro fabricante VERMICULITA no Brasil.
Cinta ou Cintamento
Faixa geralmente metálica, usada para envolver construções de alvenaria com a função de evitar possíveis desagregamentos.
Cinta de amarração
é o nome que se dá à sucessão de vigas situadas nas paredes perimetrais das construções visando tornar mais solidárias entre si as paredes concorrentes.
Cinzel
Ferramenta manual de corte a martelo usada para gravar o metal ou esculpir a pedra. Cisterna Reservatório de água situado abaixo de nível do solo.
Clapboard Siding
Um tipo de revestimento externo para paredes, feito com tábuas sobrepostas de madeira, característico do Early American, estilo dos colonizadores dos EUA.
Clarabóia
Abertura no teto da construção, fechada por caixilho com vidro ou outro material transparente, criada para levar iluminação e/ou ventilação naturais aos ambientes em geral sem janelas.
Clássico
Relativo à arte e à cultura dos antigos povos gregos e romanos. Período marcado por construções de planta retangular, colunas e frontões. Essas formas, inicialmente presentes nos templos, passaram a repetir-se nas casas, de maneira mais sóbria, e nas fachadas pouco ornamentadas. Adjetivo para tudo o que se torna modelo ou padrão em arquitetura.
Closet
Palavra inglesa; pequeno cômodo usado como quarto de vestir.
Código de obras
Conjunto de leis e posturas municipais que controla o uso do solo urbano.
Coeficiente de Absorção Sonora (NRC)
Resultado da divisão entre a soma da energia sonora absorvida pelo material ou sistema e a energia sonora transmitida através do mesmo pela energia sonora incidente em sua face exposta. Este número varia entre 0 e 100, expressando o percentual de energia sonora absorvida/transmitida pelo material, e representa a média aritmética dos valores obtidos nas freqüências de 250, 500, 1.000 e 2.000Hz.
Coeficiente de Conditividade Térmica (K)
Indica a quantidade de calor (W) que, em uma hora (h), atravessa um metro quadrado de camada de material com um metro de espessura, em estado contínuo de aquecimento, sendo a diferença de temperatura entre as superfícies de 1ºC.
Coeficiente de Isolamento Acústico (CAC)
Valor expresso em decibéis (dB) que indica a quantidade de energia sonora retida pelo material ou sistema, ou seja, que não é transmitida para o ambiente adjacente
Coeficiente de Sombreamento
Índice de energia solar que é admitida pelo vidro por radiação, estabelecido pela relação entre o ganho de calor solar através de um determinado vidro, sob condições ambientais específicas, e o ganho de calor solar através do vidro monolítico incolor de 3mm de espessura (padrão Ashrae) nas mesmas condições ambientais.
Cobertura
Conjunto de madeiramentos e de telhas que serve de proteção à casa. Coletor de Energia Solar Placa com células foto voltaicas que capta a energia solar e a transforma em eletricidade ou energia térmica.
Colonial
Tipo de arquitetura praticada nos países que foram colônias em Portugal. Assim, as influências portuguesas estão presentes já nas primeiras construções brasileiras e as espanholas marcam alguns países da América do Sul, Central e do Norte. Os ingleses deixaram a sua herança na América do Norte. Já elementos da arquitetura holandesa e francesa aparecem na América Central, sobretudo na região das Caraíbas.
Colonial Americano
Colonizadores espanhóis, franceses, holandeses e ingleses marcaram a arquitetura americana. No sul do país, aparecem casas hispânicas, feitas em adobe e com pátios internos. Os holandeses deixaram como herança as construções de pedra e os telhados de ripas de madeira. A partir de 1700, o estilo georgiano introduz elementos renascentistas nas construções. Em seguida, o estilo Adam promove um refinamento das linhas clássicas, presente nos pórticos elaborados com colunas e lunetas. O Early Classical Revival (1770-1830) fecha o ciclo do colonial americano com uma revista ao classicismo grego, trazendo cúpulas e frontões, sustentados por colunas dóricas e jônicas.
Colonial Brasileiro
Estilo que começa a formar-se com as casas dos bandeirantes: uma só cobertura, sustentada por pilares e aberta nos lados. A partir do século XVII, em Minas Gerais, a arquitetura ganha requintes: telhados de quatro águas, janelas e portas simétricas, varandas circundando as áreas sociais. As casas são fechadas para o exterior, e sua planta interna é ampliada com saguão, quarto de hóspedes e salão de visitas. Surgem os ornamentos talhados em pedra. Esses elementos foram adaptados às diversas regiões do país.
Coluna
Elemento estrutural de sustentação, quase sempre vertical. Ao longo da história da arquitetura, assumiu as formas mais variadas e diversos ornamentos. Pode ser de pedra, alvenaria, madeira ou metal e consta de três partes: base, fuste e capitel. Esses elementos aparecem inicialmente nas colunas dóricas e jónicas dos templos gregos. A partir da visão funcionalista do arquiteto suíço Le Corbusier, ainda na primeira metade deste século, as colunas passaram a ser chamadas internacionalmente de pilotis e ganharam formas limpas.
Colunata
Conjunto de colunas enfileiradas de forma simétrica.
Comunicação visual
Podem ser letreiros, adesivos plásticos, toldos com logomarcas, ou similares.
Combogó
Chamado também de elemento vazado, é feito de concreto ou cerâmica e limita os ambientes sem impedir a entrada de ar. Foi inventado por três engenheiros-arquitetos brasileiros, na primeira metade do século, que o batizaram com a união de suas iniciais: Coimbra, Boeckmann e Góis.
Concreto (BR) ou Betão (Portugal)
Mistura de água, cimento, areia e pedra britada, em proporções prefixadas, que forma uma massa compacta e endurece ou ganha pega com o tempo. concreto aparente é aquele que não recebe revestimentos. concreto armado: na sua massa dispõem-se armaduras de aço chamados de vergalhões para aumentar a resistência. concreto ciclópico tem pedras aparentes e de volume avantajado e de formas irregulares.Concreto celular é uma variável que substitui a pedra britada por microcélulas de ar obtidas por uma betonagem adequada, conferindo-lhe grande leveza e a aparência de espuma, servindo para enchimentos.
Concreto Celular Autoclavado
Produto constituído de cal, cimento, areia e pó de alumínio (um agente expansor que funciona como fermento, fazendo a argamassa crescer e ficar cheia de células de ar, tornando-a leve), além de água. Cortada em blocos ou painéis, que vão para uma autoclave para cura, a argamassa dá origem ao silicato de cálcio, composto com alta resistência à compressão e ao fogo e de ótimo desempenho termo acústico. Os blocos são utilizados para vedação de vãos e enchimento de lajes nervuradas, e os painéis armados para paredes ou lajes. Também são encontrados blocos-canaletas para vergas e contra-vergas. Por ser leve, o produto é indicado principalmente para estruturas que não devem sofrer sobrecargas.
Console
Elemento em balanço na parede para servir de apoio às estátuas, vasos ou mesmo balcões ou sacadas.
Consolidação da servidão
Modo de extinção desta, pela reunião dos dois prédios, o dominante e o serviente, no domínio da mesma pessoa.
Consultor
Profissional experiente contratado para solucionar ou dar parecer sobre assunto específico exemplo estrutura, impermeabilização.
Contra-ábside
Pano de parede que une duas ábsides.
Contraforte
Reforço de muro ou parede,
Contrafrechal
Peça de madeira paralela ao frechal; quando isto acontece, diz-se que o frechal é duplo.
Contramarco
Quadro que serve de gabarito para fixar o caixilho
Contrapiso
Camada, com cerca de 3 a 5 centímetros de cimento e areia, que nivela o piso antes da aplicação do revestimento.
Contraplacado
Chapa de madeira produzida pela sobreposição de várias folhas delgadas sobrepostas e colada sob forte pressão. Tem as mesmas características da madeira em relação à elasticidade e ao peso. Apresenta, porém, maior resistência e homogeneidade, o que permite o fabrico de peças de grandes dimensões.
Contraventamento
Estrutura auxiliar organizada para resistir a solicitações extemporâneas que podem surgir nos edifícios. Sua principal função é aumentar a rigidez da construção, permitindo-a resistir à força dos ventos.
Contraverga
Viga de concreto usada sob a janela para evitar a fissuração da parede.
Controle Tecnológico
Controle tecnológico de concreto e aço, trata-se de ensaios de corpos de prova de resistência.
Cordão
Pequena moldura curva numa das arestas, uniforme ou em forma de cordel, usada para arremates, tais como na junção do rodapé com os pisos de madeira, nos forros de madeira, nas esquadrias, etc.
Corian
Material à base de resina clara tipo vidro usada na fabricação de louças sanitárias, decoração.
Cornija
Conjunto de molduras que serve de arremate superior às obras de arquitetura.
Corrimão
Apoio para a mão colocado ao longo das escadas.
Cooperativa habitacional
Formada com o intuito de construir casas populares, a serem vendidas a seus associados, podendo para tanto efetuar operações creditarias.
Corte
Desenho que apresenta uma construção sem as paredes externas, deixando à mostra uma série de detalhes como: pé-direito, divisões internas, comprimentos, escadas, ect.
Corte ou desmonte
Retirada de terra para a formação de plataformas horizontais que receberão a edificação. Utilizar essa terra para o aterro.
Costela
Régua de madeira colocada a cutelo para sustentação. Guia.
Cota
Toda e qualquer medida expressa em plantas arquitetônicas.
Cromado
Metal que recebe uma camada de cromo. Elemento metálico, duro, que dá brilho semelhante ao aço inoxidável.
Croquis
Primeiro esboço de um projeto arquitetonico.
Cruzeta
Ornato em forma de cruz. Ferragem que reforça os encaixes de madeira dos telhados, em especial na transferência da carga do telhado para as colunas.
CUB
A Norma define os critérios de cálculo do CUB (Custo Unitário Básico), que é um indicador do custo de construção, utilizado como instrumento de reajuste para os valores monetários calculados nos Quadros da própria NBR 12.721.
Cumeeira
Parte mais alta do telhado, linha de cume , onde se encontram as superfícies inclinadas (águas). A grande viga de madeira que une os vértices da tesoura e onde se apoiam os caibros do madeiramento da cobertura. Também chamada espigão horizontal.
Cúpula
Parte superior interna e externa de algumas construções. Uma curiosidade das cúpulas é o aparecimento do óculo, abertura no seu ponto mais alto que permite a entrada de luz e que, muitas vezes, conta com uma pequena edícula, chamada lanterna ou lanternim. Outra curiosidade é que, normalmente, as cúpulas são duplas, ou seja, é feita uma cúpula interna, oca, e outra externa, encarregada da proteção da construção. Ver Abóbada.
D
Declive
Ladeira. Quando o terreno se apresenta em subida em relação à rua. Deck Piso em madeira ripada, geralmente para circundar piscinas, banheiras e represamentos de água ou servir de palco criando desnível.
Demão
Cada uma das camadas de tinta ou qualquer outro líquido aplicada sobre uma superfície qualquer.
Desaterro
Local de onde se retirou um volume de terra; desterro.
Descimbramento
Está ligado a cimbre e significa basicamente a retirada das formas.
Desempenadeira
Instrumento de pedreiro, feito em madeira, metal ou acrílico, usado para distribuir e aplainar a massa sobre as paredes.
Desgaste
Ver Abrasão.
Desvão
Espaço entre as telhas e o forro dos ambientes.
Dilatação
Aumento de dimensão. Aumento do volume dos corpos, principalmente a partir da ação do calor. Os projetos de engenharia e arquitetura trabalham com previsões de dilatação dos materiais e dos elementos envolvidos numa estrutura de construção. Ver Junta de dilatação.
Divisória
Paredes que separam compartimentos de uma construção. Tapumes, biombos.
Domo
Cúpula convexa (quando vista de baixo para cima) ou arredondada que corre uma abertura no alto de uma construção, oferecendo iluminação e ventilação naturais.
Dormer - Window
Abertura ou janela sobre o telhado; janela de água furtada, trapeira.
Drenagem
Escoamento de águas por meio de tubos ou valas subterrâneas, chamados de drenos.
Dry-wall
Paredes executadas com gesso acartonado impermeável, gesso cujo papel utilizado é verde e perfis metálicos.
Duto
Tubo que conduz líquidos (canos), fios (condutores) ou ar.
E
Edificação
Obra, construção, do latim "aedificatione" , o edificador do latim "aedificatore" e edificante "aedificandi".Quando usado para área não construível denomina-se área "NON AEDIFICANDI".
Edícula
Construção complementar à principal, onde, geralmente, ficam instalados a área de serviços, as dependências de empregados ou o lazer.
Elemento vazado
Peça produzida em concreto, cerâmica ou vidro, dotada de aberturas que possibilitam a passagem do ar e luz para o interior da casa. Comum em muros, paredes e fachadas.
Eletricista
Profissional encarregado de fazer a instalação eléctrica projetada pelo engenheiro.
Elevação
Representação gráfica das fachadas em plano ortogonal, ou seja, sem profundidade ou perspectiva.
Embargo de Obra
Ocorre a imposição de paralização dos trabalhos na obra quando alguma lei é desobedecida, ou licença não autorizada, em geral a prefeitura e os orgãos fiscalizadores ( CREAs, IBAMA, FEEMA ) possuem este poder. Aplicando multas e estabelecendo prazos para solução, junto ao orgão. Qualquer cidadão conhecedor da legislação pode dar entrada em denuncia contra a firma, portanto todo cuidado deve ser dado à legislação local.
Emboço
Primeira camada de argamassa nas paredes. É feito com areia grossa, não peneirada.
Empena
Cada uma das duas paredes laterais onde se apoia o pau da cumeeira nos telhados de duas águas; cada uma das faces dos frontões.
Empreitada
Um ou mais profissionais contratados para executar qualquer tipo de obra ou serviço, sendo tratado que recebem para executar aquela tarefa e o pagamento fica pré estabelecido apenas ao término da tarefa a 100%, é fixado o prazo com tal objetivo acordado entre as partes.
Encargos Sociais
Encargos ou leis sociais, é uma relação de impostos e taxas, ou obrigações incidentes sobre a mão de obra, varia de acordo com a contratação, sendo menor por Administração ( 105,67% RJ ) e maior quando o contrato é por Empreitada ( 141,25% RJ ), varia de acordo com a região, o serviço e a legislação.
Engastado
Encaixado, embutido.
Engenharia
Ciência técnica e arte das construções civis. (...)
Engenheiro civil
Faz os cálculos e acompanha os elementos da estrutura da obra, tais como fundações, vigas, pilares e lajes.Instalações, fechamentos, coberturas, acabamentos até a entrega da obra com o "habite-se".
Engenheiro elétrico e hidráulico
Calcula acompanha e projeta as instalações elétricas e hidráulicas, respectivamente, de uma construção. Encaixilhar - Enquadrar Emoldurar, colocar o caixilho.
Entablamento
Conjunto de molduras usadas para ornamentar a parte superior das fachadas.
Enxaimel
Conjunto de caibros e estacas que sustentam as divisões da estrutura da casa. É marca registrada dos estilos normando ou germânico, onde fica aparente e compõe um detalhe interessante na fachada.
EPI
Conjunto de Equipamentos de Proteção Individual, que devem ser fornecidas pelo empregador gratuitamente para dar-lhe segurança, como botas, luvas, capacetes, óculos, uniformes etc...
Escada
Série de degraus por onde se sobe ou se desce.
Escavação
Ato de retirar, escavar um volume de terra, areia ou barro de um local com a devida licença e registro no IBAMA e da FEEMA (Brasil), pois as multas são muito pesadas.
Escora
Peça metálica ou de madeira que sustenta ou serve de trava ou de arrimo a um elemento construtivo quando este não suporta a carga exigida.
Esmalte
Substância vítrea aplicada sobre metais, cerâmicas e porcelanas. Tinta oleosa usada especialmente nas esquadrias e nos caixilhos de metal.
Espelhado
Superfície polida, de modo a adquirir a aparência lisa e cristalina do espelho.
Espelho
Face vertical do degrau de uma escada. Placa que veda e decora o interruptor de luz de um ambiente, ou ainda o vidro com camada reflexiva numa das faces.
Espelho d'água
Pequeno tanque dentro ou fora de casa, onde a água reflete o que estiver a sua volta.
Espera
Pequena peça de madeira, em forma de cunha, que evita o deslocamento das vigas ou dos sarrafos. Também denomina os tijolos ou as pedras deixados salientes nos cunhais para possibilitar a amarração de futuras paredes.
Espigão
Ponto culminante de um telhado. Linha que divide as águas de uma cobertura. Ver Cumeeira.
Esquadrejar
Serrar ou cortar em ângulo reto.
Esquadria
Qualquer tipo de caixilho usado numa obra, como portas, janelas, etc. Seus lados devem formar esquadro, mas emprega-se essa designação mesmo com outras formas
Estaca
Peça longa, geralmente de concreto armado, que é cravado nos terrenos. Transmite o peso da construção para as partes subterrâneas - e mais resistentes.
Estaca broca
Usada em fundações de casas simples, em terrenos que suportam pouco peso e quando a perfuração do solo é feita manualmente, com o auxílio de um instrumento chamado trado. A estaca do tipo broca é cravada em pequena profundidade, no máximo até 4 metros, que serão preenchidos com concreto
Estaca flutuante
Estaca de fundação que transmite as cargas de estrutura pelo atrito lateral do solo, sem precisar atingir uma camada resistente.
Estaca inteira
Na topografia, a que marca um ponto do terreno cuja distância de percurso à origem de um caminhamento topográfico é um múltiplo exato de 20m, e designada pelo número inteiro representativo desse múltiplo.
Estaca intermediária
Na topografia, a que marca um ponto situado entre duas estacas inteiras consecutivas de um caminhamento topográfico.
Estaca pirulito e estaca prancha
Assim denominada o tipo perfuração até 5 ou 6 metros de pequeno diâmetro cravadas lado a lado usadas do mesmo modo que a estaca prancha, utilizada para escoramentos afim de permitir uma grande escavação, a ficha varia de acordo com a altura calculada e o solo, nível d'água etc...
Estaca strauss
Quando a perfuração é feita com um aparelho chamado strauss - daí o nome da estaca. Esse tipo de estaca deve ser cravado numa profundidade de até 8 metros.
Estaca zero
Estaca inicial de um caminhamento topográfico.
Estaiar
Segurar e manter firme com "estai", emprego de um cabo ou vergalhão esticado que permite equilibrar uma torre ou elemento vertical em pé na obra.
Esteio
Quando uma peça de madeira, ferro, pedra ou outros materiais é usada para segurar ou amparar alguma coisa. estaca com que se sustenta ou escora um teto ou uma parede. Qualquer barra ou haste destinada a receber esforços de compressão na direção de seu eixo.
Estriado
Superfície trabalhada em que aparecem estrias. Semelhante ao canelado.
Estribo
Peça de ferro batido que une o pendural das tesouras ao tirante. No concreto armado, são os pedaços de ferro redondo colocados transversalmente à armadura longitudinal e destinados, principalmente, a solidarizar esta e a absorver os esforços cortantes. O mesmo que botaréu.
Estrutura
Conjunto de elementos que forma o esqueleto de uma obra e sustenta paredes, telhados ou forros.
Estudo preliminar
Quando se verifica a viabilidade de uma solução que dá diretrizes ou orientações ao ante-projeto.
Estuque
Massa à base de cal, gesso, areia, cimento e água, usada no revestimento de paredes e de forros. Toda a argamassa de revestimento, geralmente acrescida de gesso ou pó de mármore. Também usada para fazer forros e ornatos.
ETA
Estação de tratamento de água.
ETE
Estação de tratamento de esgoto.
F
Fachada
Cada uma das faces de qualquer construção, a de frente é denominada fachada principal, e as demais: fachada posterior ou fachada lateral.
Ferreiro
Ou Armador Profissional responsável pelo corte e pela armação dos ferros de uma construção.
Flanco
Parte lateral da construção.
Flecha
Deslocamento perpendicular de seção da estrutura construída limitando-se conforme Normalização em geral 1/350 do vão, usa-se aplicar a contra-flecha antes da concretagem melhorando o aspecto da peça estrutural em lajes e vigas.
Fiada
Fileira horizontal de pedras ou de tijolos de mesma altura que entram na formação de uma parede.
Fibra de carbono
Material de altíssima resistência e pouco peso, composto de carbono e que já está sendo empregado na execução de barras ou tiras para serem incorporados no concreto para armação em peças onde o ferro inviabiliza.
Fibra ótica
Material em forma de fios que é empregado na transmissão de dados e voz, aumentando inúmeras vezes a capacidade em relação aos meios usuais, sendo porém de custo bem mais elevado.
Fibrocimento
Material que resulta da união do cimento comum com fibras de qualquer natureza - a mais frequente é a fibra do amianto.
Ficha de estaca
Profundidade de penetração no solo e que é considerada para fim de resistência dos esforços atuantes na estaca ( estacas pirulito e prancha ) sem haver ruptura do mesmo.
Filete
Moldura estreita, friso.
Financiador
É aquele que efetua uma operação financeira, entregando ou adiantando fundos, ou os emprestando para o custeio de obras, empreendimentos ou empresas.
Financiamento
(direito adm. e dir. comercial) - Ato de custear, fornecer por empréstimo, recursos monetários para as despesas ou custeio de qualquer obra, empresa ou empreendimento, público ou privado.
Fissura
Corte ou trinca superficial no concreto ou na alvenaria.
Flameado ou flamejado
Tratamento a fogo sobre rochas, obtendo acabamento próximo ao apicoado, acumulando menos sujeira torna a limpeza melhor.
Folha
Elemento da asa de dobradiça; cada parte de portas ou janelas que necessita de dobradiças para se mover.
Forma
Elemento montado na obra para fundir o concreto, dando formas definitivas a vigas, pilares, lajes, etc., de concreto armado, que irão compor a estrutura da construção. Em geral, são de madeira ou de metal.
Forro
Material que reveste o teto, promove o isolamento térmico e acústico entre o telhado e o piso. Pode ser de madeira, gesso, estuque, placas fibrosas, tecidos, etc. Há ainda o forro gamela, típico do colonial mineiro, que é formado por cinco superfícies, quatro delas inclinadas e trapezoidais, enquanto a quinta é retangular, horizontal e fecha o forro.
Forro de Gesso Acartonado
Executado com a fixação de painéis de gesso e perfis metálicos, não requer revestimento, mas precisa de mão de obra especializada. Permite trabalhos de arquitetura super elaborados.
Fossa séptica
Cavidade subterrânea, feita de cimento ou de alvenaria, onde os esgotos são acumulados e decantados, sendo posteriormente encaminhados a uma nova fossa tipo anaeróbica ou à rede de esgotos.
Fração autônoma
São as diversas partes em que o edifício foi dividido, através da propriedade horizontal (podem ser casas, garagens, lojas etc.).
Fração ideal
A fração ideal é assim denominada a parte ou porcentagem de terreno com vinculação à unidade autônoma de edificação sob regime condominial.
Freático
Nível do freático, na sondagem esse nível representa onde encontramos o solo com seus vazios repletos de água, ali ao cavarmos forma-se uma poça pela migração e esta estabiliza no referido nível. Ver rebaixamento.
Frechal
Componente do telhado. Viga que assenta sobre o topo da parede, recebe e distribui uniformemente as pressões exercidas por elementos equidistantes, como caibros de telhados, barrotes de sobrados, prumos etc. servindo de apoio dá sustentação à tesoura.Diferenciam-se dos baldrames devido ao modo de apoio: estes são ancorados somente nas extremidades, enquanto os frechais apoiam-se em toda a sua extensão na alvenaria, não trabalhando à flexão.
Fresco
Técnica de pintura usada na Renascença Italiana. Trabalha o revestimento ainda húmido de paredes e tetos, permitindo a absorção da tinta.
Frisar
Processo de tornar uma área com sulcos através de equipamentos especiais que retiram a capa superficial deixando intacta a base e ficando assim preparado para receber nova camada de acabamento, por exemplo camada de asfalto.
Friso
Espaço que separa a arquitrave da cornija, nas construções clássicas, sendo comumente ornado de escultura ou inscrições, também é o nome genérico que recebem as barras ou faixas pintadas ou esculpidas ao longo de uma parede geralmente abaixo dos tetos.
Frontão
Componente de arremate superior das janelas ou portas; o acabamento que veda o espaço entre duas águas da cobertura; o arremate triangular do encontro entre a parede e duas águas da cobertura.Atualmente, sua função original foi praticamente abandonada, e o elemento passou a servir de mero ornamento.
Frontispicio
Fachada ou frente de um edifício; o mesmo que frontaria, em bancas de pedra polida é a tira de arremate superior.
Fundação (ou Alicerce)
Conjunto de estacas e sapatas responsável pela sustentação da obra. Há dois tipo de fundação rasa, ambas indicadas para terrenos firmes: a sapata isolada, que é composta por elementos de concreto de forma piramidal, construídos nos pontos que recebem a carga dos pilares e interligados por baldrames; e a sapata corrida, constituída por pequenas lajes armadas, que se estendem sob a alvenaria e recebem o peso das paredes, distribuindo-o por uma faixa maior do terreno. Para terrenos mais difíceis, existem as fundações profundas, como as estacas tipo broca ou tipo strauss.
Fungicida
Produto químico ( veneno ) para eliminar insetos ou pragas.
Fuste
Parte intermédia de uma coluna, entre a base e o capitel.
G
Gabarito
Marcação feita com fios nos limites da construção antes do início das obras. O encontro de dois fios demarca o lugar dos pilares.É feito baseado no trabalho do topógrafo, planialtimetria, RN etc ... Também chamada assim a peça que é executada geralmente em compensado ou papel grosso onde é marcada a forma exata que a futura peça irá ter no local, ou irá se encaixar. Em urbanismo, chama-se assim à altura máxima que podem ter os edifícios em determinadas ruas.
Galgar
Alinhar, levantar, alçar, endireitar, desempenar; fazer com que uma régua, uma tábua ou um vão (porta ou janela) tenham seus lados perfeitamente paralelos.
Galpão
Depósito. Construção que tem uma das faces aberta.
Galvanizar
Dourar ou pratear. Recobrir uma superfície com metal para preservá-lo da corrosão.
Gambiarras
Instalações provisórias numa obra, para executa-la.
Gambrel Roof
Cobertura composta por duas águas pequenas superiores e outras duas maiores, com grande inclinação. É típica dos celeiros americanos do período colonial.
Gárgula
Cano situado nas extremidades dos beirais que recolhe as águas pluviais que se acumulam nas calhas; orifício por onde corre a água de uma fonte de um chafariz.
Gazebo
Pequeno quiosque colocado no jardim. Sua estrutura é formada de madeira, ferro ou pedra, e o fechamento é feito com vidros ou treliças.
Gelosia
Grade de ripas de madeira cruzadas. O mesmo que rótula, quando veda vão de janela.
Geminada
Referência a duas casas unidas por uma mesma parede central de meação.
Gesso
Pó de sulfato de cálcio que misturado à água forma uma pasta compacta, usada no acabamento de tetos e paredes.
Gesso Acartonado
Painéis de gesso revestido por papel cartão tem espessura em geral de 12 mm e é fixado em perfis fixados no teto ou piso e paredes, pode ser comum, verde impermeável e cimenticio cujo preço é o dobro , usada no acabamento de tetos e paredes.
Gofrado ou gofrato
Acabamento em madeira feito com tinta poliuretânica texturizada de aspecto final fosco, resistente a riscos e à maioria dos produtos de limpeza.
Goiva
Ferramenta de carpinteiro, semelhante a um formão, que deixa sulco em forma de meia cana côncava.
Gonzo
Designação de todo dispositivo rudimentar que permita a rotação de uma folha de porta ou janela em torno de um eixo. É formado, basicamente, por um pino, por um espigão (macho) que penetra e gira dentro de uma cavidade cilíndrica chamada cachimbo ou fêmea.
Gótico
Estilo que surgiu na frança, na segunda metade do século XII, marcando as construções com abóbadas ogivais e motivos tirados da natureza, como as rosáceas. O gótico varia de país para país e culmina com estruturas finas de pedra demarcando grandes janelas com vidro.
Grafiato
Tipo de textura ou pintura aplicada como acabamento.
Granilite
Mistura de cimento (geralmente branco), pó de mármore (marmorit) e rochas minúsculas (granilhas), usada para revestir paredes e pisos. Executado no próprio local da aplicação, exige o uso de juntas de dilatação plásticas ou metálicas, geralmente recebe polimento com máquina especial e enceramento.
Granito
Rocha cristalina formada por quartzo, feldspato e mica. Muito usado para revestir pisos. Existem diversas cores de granito e, muitas vezes, o seu nome deriva da sua cor ou do local onde fica a jazida.
Granzepe
Régua de madeira de seção trapezoidal embutida no contrapiso ou paredes sobre o qual são afixados os tacos ou tábuas corridas.
Grauteamento
Aplicação de argamassa com aditivo especial que confere características de aumento de volume durante a pega, usada em base de máquinas.
Grega
Tema ornamental, feito em barrado de gesso ou madeira, caracterizado por linhas retas e entrelaçadas
Grés
Material cerâmico duro, denso, opaco e não-poroso, composto de argila e feldspato. Sua dureza varia desde a grande resistência ao risco e ao choque até as pedras que se esboroam com a pressão dos dedos.
Gretagem
Fissura sobre a superfície esmaltada de cerâmicas, causada pela diferença de dilatação entre a massa cerâmica (chamada de base) e a camada cristalina da superfície, que protege o desenho (chamada de esmalte). Seu formato é geralmente circular, espiral ou como uma teia de aranha.
Guarnição
Peça que arremata, ou mata a junta com a parede fixado em aduelas e marcos, também chamado alisar ou cercadura, se for de madeira composto de réguas ou sarrafos, podendo ser trabalhados.
Guarda-corpo
Grade ou balaustrada de proteção usada em balcões, janelas, sacados ou varandas.
Guia
Peça de pedra ou de concreto que delimita a calçada da rua. Peça que direciona o sentido de movimento das peças móveis, como as portas de correr.
H
Hall
de entrada Patamar de acesso ao interior da casa.
Habitação
1. ("habitatio") - Direito real, personalíssimo, conferido a alguém, de morar gratuitamente, com sua família, na casa alheia, durante certo espaço de tempo.2. Casa que a pessoa ocupa e onde vive, no momento. Morada, domicílio, residência. Ao termo habitação também se dá i sentido de prédio, imóvel, alojamento.
Habite-se
Documento emitido pela prefeitura com a aprovação final de uma obra e para permitir que seja habitada.
Hidráulica
Refere-se ao sistema de abastecimento, distribuição e escoamento de água numa casa.
Hidrófugo
Produtos ou agentes químicos acrescentados às argamassas e tintas para proteger e preservar as paredes e construções da umidade, são hidrorepelentes.
Hidromassagem
Banheira equipada com sistema de sucção e impulsão que gera movimentação da água podendo receber agua aquecida ou ter aquecimento próprio.
Home Theater
Conjunto de equipamentos de áudio e vídeo que reproduz em casa as características sonoras e de projeção dos cinemas.
I
Iluminação ou Luminotécnica
Arte de distribuir luz artificial ou natural num espaço. Ilharga Denomina-se assim as peças verticais em pedra para divisórias ou laterais de bancadas.
Impermeabilização
Conjunto de providências que impede a infiltração de água na estrutura construída, podendo ser com filme plástico ou por aplicação de camadas de betume ou massa impermeável chamada de manta em geral com 3 mm. Complemento através de proteção mecânica com massa de cimento e areia, lembrar que esses são responsabilidade de fornecimento do contratante.
Implantação
Criação do traçado no terreno para demarcar a localização exata de cada parte da construção. Ver Gabarito.
Impostos
Denomina-se dessa forma os principais impostos incidentes sobre um serviço, os principais são ISS ( 3% ) COFINS ( 3% ), PIS ( 0,65% ) totalizando 6,65 % ou 6,76% se considerarmos a reincidencia. Esse indice é acrescido ao custo da obra mais a remuneração do construtor BDI. Existem outros impostos.
Inchamento
Aumento de volume sofrido pela areia quando molhada.
Inclinação
Ângulo formado pelo plano com a linha horizontal, para compor coberturas, escadas, rampas ou outro elemento inclinado.
Incorporador
É quem organiza a incorporação. O incorporador é a pessoa física ou jurídica, comerciante ou não, que se compromete a construir o edifício e a entregar, a cada comprador, a sua respectiva unidade, num prazo e determinadas condições. O incorporador não efetua a construção, ele compromete-se ou efetiva a venda das unidades a serem construídas ou em construção sob regime condominial. Também aceita propostas para efetivação de tais transações, coordenando e responsabilizando-se, conforme o caso, pela entrega do imóvel.
Incrustação
Adorno que destaca composições com elementos embutidos ou incrustados.
Infiltração
Ação de líquidos no interior das estruturas construídas. Existem dois tipos básicos: de fora para dentro, quando se refere aos danos causados pelas chuvas ou pelo lençol freático; e de dentro para fora, quando a construção sofre os efeitos de vazamentos ou problemas no sistema hidráulico.
"In loco"
Refere-se ao ato de executar no local.
Inoxidável
Refere-se aos metais submetidos a processos que impedem a oxidação ou a ferrugem.
Insolação
Quantidade de energia térmica proveniente dos raios solares recebida por uma construção.
Isolamento
Recurso para resguardar um ambiente do calor, do som e da umidade.
Instalação
Trata-se, inicialmente, das primeiras providências tomadas para que uma obra seja começada, como a demarcação do canteiro de trabalho ou a construção do depósito, por exemplo: abrange o conjunto das instalações elétrica, hidráulica, de gás ou de ar condicionado.
J
Janela
Abertura destinada a iluminar e ventilar os ambientes internos, além de facilitar a visão do exterior.
Janela de sacada
Janela aberta ao rés do pavimento, se este for em andar alto.
Jirau
Estrado ou laje em piso à meia altura que permite a circulação de pessoas sobre ele e abaixo dele. Não confundir com mezanino ou meio-piso.
Jorramento
É a inclinação da parede ou muro com espessura da base superior à do topo.
Junta
Articulação. Linha ou fenda que separa dois elementos diferentes mas justapostos. As juntas de dilatação permitem que o material se expanda pela ação do calor, sem danificar-se. É comum em construções de concreto, no granilite, em pisos asfálticos, etc..
Junta de dilatação
Recurso que impede rachaduras ou fendas. São réguas muito finas de madeira, metal ou plástico que criam o espaço necessário para que os materiais como concreto, cimento, etc. se expandam sem danificar a superfície.
K
Kitchenette
(inglês) Cozinha pequena ou reduzida, assim acaba também designado no modo popular ( BR ) o apartamento cuja cozinha é apenas um armário.
L
Lã de Vidro
Manta isolante à base fibra de vidro cor amarela e é usada para tratamento térmico e acústico em paredes, divisórias e forros de gesso, dependendo da densidade e espessura é mais barato seu emprego. Rolos de 1x10m ou placas.
Lã de Rocha
Manta isolante à base de fragmentos minerais cor marrom e é usada para tratamento térmico e acústico em paredes , divisórias e forros de gesso, porém seu preço é maior que a lã de vidro. Seu peso também é grande e seu emprego é utilizado em casos adequados.
Ladrão
Cano ou orifício de escoamento, situado na parte superior de pias ou reservatórios de água, que evita o transbordamento de excesso.
Ladrilho
Peça quadrada ou retangular, com pouca espessura, de cerâmica, barro cozido, cimento, mármore, pedra, arenito ou metal. Chama-se de ladrilho hidráulico quando é rústico sem brilho e de espessura maior, em geral com floreios, mosaicos.
Ladrilho hidráulico
Tipo de cerâmica rústica, de espessura maior que 8 mm e aspecto poroso, podendo ter desenhos de florões pintados em relevo tem medidas em geral 20x20 cm ou 15x15 cm.
Laje
Estrutura plana e horizontal de pedra ou concreto armado, apoiado em vigas e pilares, que divide os pavimentos da construção.
Laminado
Vidro composto pela sobreposição de camadas de vidro no mínimo 2 que recebe entre as camadas butirol que é uma resina, com espessuras padrão de 6 mm, 8mm, ao quebrar não solta estilhaços absorve melhor impacto de projéteis.
Laminado Melamínico
Lamimado Melamínico ou Melamina ou "Formica" ou Laminado Plástico, tipo de revestimento feito de folhas de celulose (papel) prensado com resina a altíssima pressão e utilizadas coladas sobre materiais diversos tendo diversas texturas e padronagens, atualmente se fabrica com camada de folha de alumínio ou metal o que dá aparência de metal, sendo de custo mais elevado, dimensões médias 1,25x2,51 ou x3,05m espessuras de 0,8 a 1,2 mm, sendo a mais grossa para colagem sobre emboço.
Lambrequim
Ornamento recortado em madeira que arremata forros e beirais.
Lambris - Lambril
Faixas inferiores que revestem as paredes geralmente em lâminas de madeira (rodapés), com encaixe do tipo macho-fêmea.
Lanternim Pequeno telhado sobrepostos à cumeeira que proporciona a circulação do ar.
Lapidado
Vidro que recebe pequeno corte ( milimetro ) em forma de bizel nas arestas não confundir com bizotado cuja dimensão é maior , este serve para dar arremate nas arestas em vidros temperados ou laminados.
Laudêmio
Remuneração ou taxa que o enfiteuta alienante paga ao senhorio direto da coisa aforada, como compensação pela sua renúncia ao direito de opção na transferência do domínio útil, ou de consolidar, na sua pessoa, a propriedade plena.
Lençol freático
Camada onde se acumulam as águas subterrâneas. Seu rebaixamento é contratado a firma especializada em solos que utiliza bombas para extração da água e canalização para bueiros sendo exigida pela Prefeitura a utilização de caixa de coleta e decantação de sólidos antes do bota fora, sendo aplicadas multas quando a mesma não é utilizada, havendo embargo da obra.
Levantamento topográfico
Refere-se à análise e descrição topográfica de um terreno.
Licenças de Obra
Temos várias licenças que precisam ser obtidas na prefeitura, como a LICENÇA DE OBRA, e quando for necessário a construção de tapume na frente do terreno/obra a respectiva LICENÇA DE TAPUME DE OBRA, sendo renováveis periodicamente. Para obras especiais existem várias licenças a serem obtidas em diversos orgãos.
Living
Termo que na Arquitetura é o mesmo que sala que serve para ter mobiliário como sofás e permitir reunião de familiares.
Longarina
Viga de sustentação disposta segundo o comprimento de uma estrutura em que se apoiam os degraus de uma escada ou uma série de estacas.
Lote
Ver Terreno.
Lugar
1. (filos.) - Parte do espaço que contém um corpo.2. O espaço onde uma pessoa se encontra, ou é suscetível de ser ocupado por alguém, ou alguma coisa. Local, localidade. Diz-se: a) inacessível, quando a ele não é possível chegar, ou que somente pode ser atingido com risco de vida, ou da saúde da pessoa. b) incerto, quando não é conhecido, ou determinado, e a seu respeito pode haver erro; c) ermo, é o lugar afastado e desabitado, onde o indivíduo não pode obter imediato socorro, em caso de perigo.
Lugar público
Todo aquele que, alcançável ou abrangivel pela vista, se acha aberto e franqueado à multidão, e onde cada pessoa pode estar e se locomover livremente. Diz-se público:a) por destino, ou interior, quando tem um fim público determinado, e enquanto aberto ao público: o tribunal, o cartório, o cinema, o bar, o teatro, a igreja, o veiculo que explora o serviço de transportes, o hotel, as repartições públicas, etc.;b) por natureza, ou exterior, o que, por sua própria qualidade, se acha permanentemente franqueado ao uso e gozo do povo: a estrada, os caminhos, a rua, a praia, a praça, o jardim ou qualquer outro logradouro público, etc.;c) acidentalmente, o que, de natureza privada, torna-se às vezes com a aparência de público, pelo acesso ou afluência ocasional de muitas pessoas: a loja, o armazém, o clube, etc. Aquele que, embora público, somente em certos dias se acha franqueado à visitação pública: as prisões públicas, os hospitais, as neaópoles, etc.
Luminotécnico
É o Projeto ou tudo que diz respeito ao estudo de iluminação de um ambiente, de uma obra, de um local.
Luneta
Abertura de forma circular, envidraçada, colocada no topo de janelas e portas. Também é um tipo de abóbada. Ver Adam.
M
Macho fêmea
Tipo de encaixe onde uma peça traz uma saliência e a outra, uma reentrância.
Mainel
Peça guia metálica removível que serve de trilho para duas portas de enrolar metálicas.
Manilha
Tubo de barro, de grandes dimensões, instalado no subterrâneo para conduzir águas servidas.
Mansarda
O mesmo que água-furtada.
Mão-francesa
Série de tesouras. Escora. Elemento estrutural inclinado que liga um componente em balanço à parede, diminuindo o vão livre no pavimento inferior.
Maquete
Reprodução tridimensional, em miniatura, de um projeto arquitetonico. Marcação Primeira fiada de bloco ou tijolo para marcar o alinhamento das paredes.
Marceneiro
Profissional que realiza o trabalho refinado da madeira na obra ou na confecção de móveis.
Marco
Parte fixa das portas ou janelas que guarnece o vão e recebe as dobradiças, é considerado de dimensões mais esbeltas como para divisórias, composto de 2 ombreiras e uma padieira.
Mármore
Rocha cristalina e compacta. Tem bom polimento e pouca resistência ao calor. Reveste pisos e paredes e também guarnece bancas de cozinha e chuveiros.
Marquise
Pequena cobertura que protege a porta de entrada. Cobertura, aberta lateralmente, que se projecta para além da parede da construção.
Massa
Argamassa usada no assentamento ou revestimento de tijolos, ou para executar pisos.
Massa Corrida
Massa a base de PVA ou acrílico, aplicada com espátula, que dá um acabamento liso à superfície a ser pintada.
Massa Fina
Mistura proporcional de areia fina, água e cal, utilizada no reboque de paredes ou muros.
Massa Grossa
Mistura proporcional de areia, cal e cimento usada para emboçar ou chapiscar.
Massa temporal isolante
Mistura para massa isolante térmica, protege tubulações na alvenaria, não contem silicato de cálcio.
Matacão
Pedra arredondada, encontrada isolada na superfície ou no seio de massas de solos ou de rochas alteradas, com dimensão nominal mínima superior a 10 cm.
Maxim-air
Esquadria cujo eixo que é horizontal fica na parte mais alta e basculável para o exterior.
Meia-água
Telhado com apenas uma água, um só plano inclinado.
Meia-cana
Forma curva de bordas de placas como pedras ou madeira.
Meia-parede
Parede que não fecha totalmente o ambiente, usada como divisória, ou efeitos trabalhados na parte inferior das paredes; parede feita com meio tijolo.
Meia-esquadria
Chama-se assim o encontro das arestas polidas em forma de chanfros de cerâmicas e pedras, e também o encontro formando 90 graus de guarnições ou rodapés.
Meio-Fio
Ou Guia é a peça de pedra ou de concreto que delimita a calçada da rua.
Meio-tijolo
Chama-se a parede de espessura correspondente à largura de um tijolo assentado pelo comprimento.
Memória descritiva
Descrição de todas as características de um projeto arquitetonico, especificando os materiais que serão necessários à obra, da fundação ao acabamento.
Mestre-de-obras
Profissional que dirige os operários numa obra e que possui muita experiência prática sobre todos os tipos de serviços, mais do que o encarregado.
Mezanino
Piso intermediário que interliga dois pavimentos; piso superior que ocupa uma parte da construção e se volta para o nível inferior com o pé-direito duplo. Atualmente construído em estrutura metálica.
Microasfalto
É o material de capeamento para tráfego de vias internas usado com pequena espessura até 5 cm.
Monta-carga
Equipamento eletromecânico ou manual tipo elevador para transporte de material, deve ser aprovado o projeto pelo GEM (BR ), não permite transporte de pessoas, por isso pode ser aberto. Em obra quando houver necessidade de transporte de operários deve ser previsto o aluguel de equipamento com controle automatizado na cabine fechada, a fiscalização aplica multa em caso de não cumprimento a esta Norma.
Montante
Moldura de portas, janelas, etc. Peça vertical que, no caixilho, divide as folhas da janela.
Mosaico
Trabalho executado com caquinhos de vidro ou pequenos pedaços de pedras e de cerâmicas incrustados em base de argamassa, estuque ou betume ou mesmo cola.
Mosaico Português
( Pedra Portuguêsa ) Trabalho executado com pedaços de pequenas pedras incrustadas em base de areia e cimento a seco, formando desenhos no piso o que executado pelo calceteiro, podendo depois de pronto receber polimento local.
Muro de arrimo
( peso ) Muro de peso usado na contenção de terras e de pedras de encostas. Muro de contenção, comumente de pedras grandes.
Muro de contenção
Usado para contenção de terras e de pedras de encostas.
Muro de testa
Pequena parede construída junto à boca de saída de bueiro ou de comporta, para proteger contra desmoronamento ou correnteza.
N
Náilon
Fibra têxtil sintética, elástica e resistente a agentes atmosféricos.
Nembo
Plano de alvenaria situado entre dois vãos (portas ou janelas).
Nicho
É uma cavidade ou reentrância nas paredes, destinada a abrigar um armário ou prateleiras. É comum na composição de bares ou na exposição de obras de arte.
Nível
Instrumento que verifica a horizontalidade de uma superfícieatravés de uma bolha de ar num líquido, a fim de evitar ondulações em pisos e contra-pisos.
Nível de Referência
Adotado na Obra chamado RN uma cota determinada a que todos os projetos tomam como referência evitando erro de nível, essa referência adotada é transportada através de mangueira de nível para pontos chaves da obra, geralmente com a presença de engenheiro ou técnico além de um mestre.
Nivelar - Nivelamento
Regularizar um terreno por meio de aterro ou escavação.
"Non Aedificandi"
Do latim "aedificatione" significa edificação , o edificador do latim "aedificatore" e edificante "aedificante".Quando usado para espaço onde não é permitido construir denomina-se área "NON AEDIFICANDI".
Norma técnica
Regra que orienta e normaliza a produção de materiais de construção.
O
Obra Tipo
(Empreitada/Administração) A forma de contratar a obra pode ser de dois tipos, por empreitada global, isto é fixa-se um preço total onde o contratado no prazo estabelecido fará todos os serviços. O vendedor promove a construção no caso de um edifício e entrega ao comprador, em um prazo determinado, ou por administração onde o contratado recebe seu pagamento que será um percentual dos serviços executados, podendo ser um valor fixo. O proprietário da obra assume os riscos e o prazo. As despesas de construção do empreendimento são totalmente custeadas pelos compradores das unidades no caso de um edifício.
Obra Branca
Todo trabalho de carpintaria que ficará aparente.
Ogiva
Forma característica das abóbadas góticas.
Oitão
Parede lateral de uma construção situada sobre a linha divisória do terreno; o termo é muitas vezes confundido com empena, porque, nos séculos passados, era comum encontrar construções com telhado de duas águas paralelas ao alinhamento do lote.
Ombreira
(ou Umbral) Cada uma das peças verticais de portas e janelas responsáveis pela sustentação das vergas superiores.
Orçamento de obra
Um orçamento é uma previsão (ou estimativa) do custo ou do preço. O custo de uma obra é o valor correspondente à soma dos gastos necessários para sua execução. O preço é o custo acrescido da margem de lucro. O orçamento deve ser executado antes do início da obra, possibilitando o estudo ou planejamento.
Orçamento paramétrico
É um orçamento aproximado, adequado às verificações iniciais, como estudos de viabilidade ou consultas rápidas de clientes.
Oriel - Window
Instalada nos pavimentos superiores, esta janela é semelhante a bay-window, mas ocupa todo o pé direito do ambiente.
Orientação
Posição da casa em relação aos pontos cardeais.
Ornato
Adorno. Elemento com função decorativa.
Oxidação
Ferrugem. Processo quimico em que se perde o brilho pelo efeito do ar ou por processos industriais.
P
Padrão
Modelo. Marco de pedra. Painel Grande superfície decorada, tanto no interior como no exterior da construção. Nesse sentido, apresenta composições de mosaicos, pastilhas, porcelanas ou cerâmicas.
Paisagismo
Estudo da preparação e da composição de espécies vegetais em complemento à arquitetura, composto pelo projeto paisagistico.
Palafita
Conjunto de estacas que sustenta a construção acima do solo nas habitações lacustres e ribeirinhas.
Parapeito
Peitoril. Proteção que atinge a altura do peito, presente em janelas, terraços, sacados, patamares, etc. Diferencia-se do guarda-corpo por se tratar de um elemento inteiro, sem grades ou balaústres.
Parede
Elemento de vedação ou separação de ambientes, geralmente construído em alvenaria.
Parede de Gesso Acartonado
Executada com a fixação de painéis de gesso e perfis metálicos, sendo mais leve que paredes convencionais e não requer revestimento, mas precisa de mão de obra especializada, é mais rápida sua execução. Sua espessura é de 7,50 cm em geral ou 10 cm.
Parede Solteira
Parede que não chega até o forro.
Parquet
Piso feito da composição de tacos, que formam desenhos a partir da mistura de tonalidades de várias madeiras.
Partido
A opção arquitetônica que atende fatores com topografia, clima, programa familiar, etc.
Passadiço
Corredor, galeria ou ponte que liga dois sectores ou alas de uma construção.
Pastilha
Pequena peça de revestimento, quadrada ou hexagonal, feita de cerâmica, porcelana ou vidro.
Patamar
Piso intermediário que separa os lances de uma escada.
Patina ou Patima
Efeito oxidado, obtido artificialmente por meio de pinturas especiais ou pela ação do tempo, que dá aspecto antigo às superfícies.
Pátio
Espaço descoberto no interior das casas e cercado pelos elementos da construção.
Paviflex
Leva assim o nome de um fabricante de piso vinílico, colado espessura de 2 ou 3 mm.
Pavimento
Andar. Conjunto de dependências de um edifício situadas num mesmo nível. Ver Piso.
PCMAT - Seconci
Relatório emitido por profissional de Segurança do Trabalho, em que são preenchidas uma série de verificações de condições de segurança e ergonomia, existe um custo fixo e o custo da visita de um técnico caso a empresa não possua um, a visita é obrigatória nas obras ( 4 visitas em 12 meses ). O relatório faz parte dos documentos de obra, junto com licenças e projetos aprovados.
Peanha
Pequeno pedestal, que apoia vasos e esculturas, em balanço em relação à parede.
Pé de moleque
Tipo de pavimentação que utilizava pedras ovóides e seixos de rio na época do império (BR).
Pé-direito
Altura entre o piso e o teto.
Pedra
Corpo sólido extraído da terra, ou parte de rochedo, que se emprega na construção de edifícios, no revestimento de pisos e em peças de acabamento.
Pedra amarroada
(DE MÃO) - Pedra bruta, obtida por meio de marrão , de dimensão tal que possa ser manuseada.
Pedra Portuguêsa
Ver Mosaico.
Pedreiro
Profissional encarregado de preparar a alvenaria.
Pedrisco
Material proveniente do britamento de pedra, de dimensão nominal máxima inferior a 4,8 mm e de dimensão nominal mínima igual ou superior a 0,075 mm.
Peitoril
Base inferior das janelas que se projeta além da parede e funciona como parapeito.
Pele de Vidro
Tipo de Revestimento de Fachada onde uma serralheria aplica um tipo mais simples de esquadria em alumínio padronizada e nela são colados vidros laminados de 6 ou 8 mm em geral coloridos, existe a possibilidade de utilizar também nessa esquadria a alternância com chapas de alumínio e resina ( Alucobond/ Reinobond etc..) grande beleza e moderno.
Películas
Existem diversas películas utilizadas coladas sobre vidros, algumas para diminuir insolação e temperatura, logo sendo tipo reflexivo, e outras completamente transparentes e com composto especial tipo de resina que acrescenta ao vidro dependendo da espessura de ambos a capacidade de impedir a penetração de projéteis de grande calibre comprovadamente, espécie de blindagem sendo fabricadas na Alemanha e portanto de custo ainda elevado. Existe película tipo manta usada entre o caibramento e as telhas de barro para evitar entrada de água e isolar temperatura em casas mais rústicas.
Pendículo
Estrutura espacial curva de ligação nos quatro vértices superiores de uma edificação cúbica, integrada nas paredes permitindo receber sobre elas uma ogiva ou cúpula, amenizando e distribuindo as tensões no material da construção (Grécia antiga).
Pérgola
Proteção vazada, apoiada em colunas ou em balanço, composta por elementos paralelos feitos de madeira, alvenaria, betão, etc.
Persiana
Caixilho formado por tábuas de madeira, tiras plásticas, metálicas ou têxteis. São estreitas, horizontais e móveis para ventilar e regular a entrada de raios solares.
Perspectiva
Desenho tridimensional de fachadas e ambientes.
Pestana
Meia calha em chapa sobre trechos do telhado abertos.
Pex do Brasil
O nome está ligado ao sistema de instalações apropriadas para paredes de gesso acartonado espessura de 7,5 cm onde são utilizados tubos de plástico polietileno especial vindos de Israel e conexões tipo engate rápido também importadas não sendo utilizado cola nem rosca, esse sistema é o mais moderno de instalação porém requer mão de obra super treinada para sua utilização. As conexões ficam aparafusadas nas placas de gesso.
PH
Escala que mede o grau de acidez de diversas substâncias.
Piche
Substância negra, resinosa, pegajosa, obtida da destilação do alcatrão ou da terebintina. Serve para impermeabilizar superfícies.
Pilar
Elemento estrutural vertical de concreto, madeira, pedra ou alvenaria. Quando é circular, recebe o nome de coluna.
Pilastra
Pilar de quatro faces onde, uma delas está anexada ao bloco construtivo.
Pilotis
Conjunto de colunas de sustentação do prédio que deixa livre o pavimento térreo.
Pináculo
Ponto mais alto de um edifício, píncaro, cume designado também zigurate ( palavra assirio-babilônio).
Pintor
Profissional encarregado de preparar e aplicar a tinta nas superfícies que vão receber pintura.
Pipe-Rack
Cavalete metálico ou de concreto para sustentação de tubulações horizontais.
Piso
Base de qualquer construção. Onde se apoia o contra-piso. Andar.Pavimento.
Piso Emborrachado
Mais conhecido pelo nome de um fabricante Plurigoma, resulta da mistura de diversas cargas vulcanizadas, utilizava a base de "negro de fumo" dai a cor negra e a resistência dessa substância ultilizada na fabricação de pneus, agora existe em diversas cores como o cinza, suas dimensões são 50x50 cm, tendo a face exposta a forma de pastilhas ou frisos, podendo ser colado ou fixado na massa.
Piso Vinílico
Mais conhecido pelo nome de um dos fabricantes Paviflex da Fademac, sendo de 30x30 cm, 60x60 ou em forma de rolos e espessuras diversas (1,6- 2,0 mm), existindo com e sem flash (manchas caracteristicas) e o de alto tráfego, sendo bom isolante elétrico usado em ambientes de redes de computadores, não permite uso de água de lavagem.
Pivotante
Esquadria com eixo em forma de pivô vertical ( movimento giratório vertical) permitindo formar angulo reto e localizado ao centro da mesma.
Placas de Obra
Instrumento padronizado obrigatório que serve para que os órgãos fiscalizadores observem quem é o responsável por cada tipo de serviço contratado, no Brasil é obrigatório o recolhimento de taxa no CREA da Região desse mesmo profissional, podendo sofrer advertência e multa no caso de inexistência desta. O Ministério do Trabalho exige uma com o horário de trabalho e descanso.
Plaina
Instrumento usado para desbastar, aplainar ou tirar irregularidades da madeira.
Plano Diretor Municipal
Conjunto de leis municipais que controlam o uso do solo urbano.
Plano Inclinado
Rampa, elemento vertical de circulação.l Planta ( baixa ) Representação gráfica de uma construção onde cada ambiente é visto de cima, sem o telhado. Essa destina-se a representar os diversos compartimentos do imóvel, suas dimensões e suas diversas aberturas (esquadrias).
Planta isométrica
Tipo de perspectiva em que o desenho reproduz todos os elementos do projeto, com pontos de fuga. Muito usada para mostrar instalações hidráulicas.
Platibanda
Moldura contínua, mais larga do que saliente, que contorna uma construção acima dos frechais, formando uma proteção ou camuflagem do telhado. Ver Frechal.
Platô
Parte elevada e plana de um terreno. O mesmo que planalto.
Pó de pedra
Proveniente britamento de pedra, dimensão nominal máxima inferior a 0,075 mm.
Poço artesiano
Perfuração feita no solo para encontrar o veio de água subterrâneo.
Poço romano
Tanque ou piscina de dimensões reduzidas e circular.
Point list
Relação de pendências finais de obra.
Policarbonato
Material sintético, transparente, inquebrável, de alta resistência, que substitui o vidro no fecho de estruturas. Garante luminosidade natural ao ambiente.
Polir
Lustrar uma superfície. São comuns os polimentos das pedras usadas nos revestimentos de paredes e pisos.
Porcelanato
Revestimento cerâmico ou à base de resina de altíssima resistência e grande dureza, é bem mais cara, e possui maior qualidade, em geral de dimensões grandes, o nome tem origem italiana.
Porta
Abertura feita nas paredes, nos muros ou em painéis envidraçados, rasgada até ao nível do pavimento, que serve de vedação ou acesso a um ambiente.
Post-forming
Acabamento arredondado de bordas, utilizado com laminados plásticos colados formatados por aquecimento.
Postigo
Pequena abertura ou fresta. Pequeno vão feito a meia altura de uma parede que permite a passagem de objetos de uma divisão para outra. Portinhola aberta sobre a folha de uma porta maior.
Preço justo
(loc. com.) - O que corresponde, real ou aproximadamente, ao valor da coisa. Aquele que é o normal ou corrente no mercado, ou constante das cotações oficiais do lugar do contrato. Preço não contrário à lei.
Preço meta
Preço tomado como referencia para se atingir, preço objetivo. Preço estipulado pelo contratante, que deve ser atingido sem ser ultrapassado.
Preço turn key
Preço adotado para executar o serviço ou obra dito fechado ou tipo pacote.
Preparo
Designa-se assim a aplicação espatulada de camada de cimento e cola PVA branca sobre pisos cimentados ou azulejos e seu lixamento após a secagem para permitir a colagem de acabamentos como placas vinilicas, carpetes, ou para recobrir azulejos afim de receber reboco.
Pré-fabricado
Qualquer elemento produzido ou moldado industrialmente, de dimensões padronizadas. O seu uso tem como objetivo reduzir o tempo de trabalho e racionalizar os métodos construtivos.
PREO
Abreviatura de Profissional Responsável pela Obra. Toda obra deve ter um PREO registrado por documento ART junto ao CREA (Brasil).
Profundidade equivalente
É o resultado numérico da divisão da área de um lote pela sua frente efetiva.
Programa
Conjunto das necessidades funcionais e sociais dos moradores que serve de orientação ao arquiteto para a elaboração do projeto.
Projeto
Plano geral de uma construção, reunindo plantas, cortes, elevações, pormenorização de instalações hidráulicas e eléctricas, previsão de paisagismo e acabamentos. O projeto arquitetonico precisa de ser préviamente aprovado no DED departamento de edificações, não podendo ser modificado sem seu conhecimento.
Proteção de itens prontos
Chama-se assim o uso provisório até a entrega da obra de plásticos lona de terreiro preto, gesso com sisal, folhas de compensado, papelão em rolos, mantas de flanela para sinteco, etc... sobreacabamentos.
Prova de Carga ou Teste
Conjunto de procedimentos não destrutivos executados por firma especializada afim de verificar se a obra está construída de acordo com o que foi previsto no projeto, o ensaio é feito utilizando em geral recipientes com água e são feitas medições para verificar parâmetros de deformação , defletomeros e outros. Pode ser também destrutiva feita em peça aleatória. São emitidos relatórios ou laudos.
Prumada
Posição vertical da linha do prumo. Também denomina a linha das paredes de uma construção.
Prumo - prumada
Nome do aparelho que se resumo a um fio provido de um peso numa das extremidades. Permite verificar por paralelismo a verticalidade de paredes e colunas.
Q
Quiosque
Pequeno elemento em madeira, geralmente com cobertura em fibras naturais, ideal para a composição de jardins e áreas de lazer
R
Rebarba
Excesso de massa que escapa ao se comprimir os tijolos durante o assentamento; aspereza numa superfície qualquer depois de desbastada.
Rebaixamento
do freático Processo mecânico através do qual por bombeamento modificamos o ponto do Nível do freático, de modo a facilitar serviços em fundações, que ficariam submersas.
Reboco
Revestimento de parede feito com massa fina, podendo receber pintura diretamente ou ser recoberto com massa corrida.Quando feita com areia não peneirada recebe o nome de emboço; se feita com areia fina é denominada massa fina.
Recuo
O mesmo que afastamento.
Refratário
Qualidade dos materiais que apresentam resistência a grandes temperaturas.
Régua
Prancha estreita e comprida de madeira. Perfil retangular de alumínio que nivela pisos e paredes, enquanto a massa ainda está mole.
Rejunte
Procedimento de aplicação de pós como cimento branco, cimento, serragem fina, ou granilhas apropriadas, especiais, misturadas em líquidos ou cola PVA, para calafetar cerâmicas e as juntas da alvenaria ou as frestas entre os materiais de acabamento.
Respaldar
Aplainar, alisar o desempenar uma superfície, que pode ser um terreno, uma parede, etc. é chamada de respaldo a última camada de tijolos numa parede, aquela que se encontra com forro; na linguagem dos pedreiros também pode significar levantar as paredes.
Respaldo
Última carreira de tijolos de alvenaria no encontro com o forro.
Residências em série
Aquelas que, situando-se ao longo do logradouro público oficial, dispensam a abertura de corredor de acesso às unidades de moradia, as quais não Poderá ser em número superior a 20 (vinte).
Residências geminadas
Edificações com duas unidades de moradia contínuas, que possuem uma parede comum.
Respiro
Pequena abertura que favorece a ventilação em armários, depósitos, tubulações, etc.
Revestimento
Designação genérica dos materiais que são aplicados sobre as superfícies toscas e que são responsáveis pelo acabamento.
Rodapé , Rodameio e Rodateto
Faixa de protecção ao longo das bases das paredes, junto ao piso. Os rodapés podem ser de madeira, cerâmica, pedra, mármore, etc. Os rodameio ficam a 1 m do piso e servem de bate maca, ou proteção das paredes, os rodateto são usados junto aos tetos.
Rufo e contrarufo
Elementos que guarnecme os pontos de encontro entre telhados e paredes, evitando infiltração de água pluviais na construção.Um fica disposto coroando o topo das alvenarias, e o outro entra com aba.
S
Sacada
Pequena varanda. Qualquer espaço construído que faz uma saliência sobre o paramento da parede. Balcão de janela rasgada até ao chão com peitoril saliente. Ver Balcão. Teoricamente, é qualquer elemento arquitetônico que se projeta para fora das paredes sem estrutura aparente, ou seja, o mesmo que balanço. Na prática, é sinônimo de balcão.
Saguão
Local ou espaço numa na entrada de uma edificação que leva às escadarias ou elevadores ( BR ).
Saibro
Tabatinga, barro, encontrado em jazidas próprias, de cor avermelhada ou amarelo-escura. Pode ser usada na composição de argamassas, concedendo-lhes plasticidade
Sanca
Moldura, normalmente em gesso, instalada no encontro entre as paredes e o teto. Pode ter diversos formatos e ainda embutir ou não a iluminação.
Sapatas
Parte mais larga e inferior do alicerce. Há dois tipos básicos: a isolada e a corrida. A primeira é um elemento de betão de forma piramidal construído nos pontos que recebem a carga dos pilares. Como ficam isoladas, essas sapatas são interligadas pelo baldrame. Já a sapata corrida é uma pequena laje armada colocada ao longo da alvenaria que recebe o peso das paredes, distribuindo-o por uma faixa maior de terreno. Ambos os elementos são indicados para a composição de fundações assentes em terrenos firmes;é também a peça de madeira disposta sobre o pilar e que recebe todo o peso sobre si; peça em ferro colocada sobre a estaca, facilitando sua cravação.
Sarjeta
Vala, valeta, escoar águas.
Sarrafear
Desempeno de massa com emprego de régua ou sarrafo de madeira.
Sarrafo
Ripa de madeira, com largura entre 5 e 20 centímetros e espessura entre 0.5 e 2.5 centímetros.
Seguro de responsabilidade civil
Seguro exigido para algumas contratações de obras, quando obrigado a reparar dano moral ou patrimonial causado à outra pessoa.
Seguro de Vida em grupo
Seguro sobre a mão de obra, exigido para algumas contratações de obras.
Seguro Performance Bond
Seguro exigido para algumas contratações de obras, dá a garantia de continuidade na execução da Obra até o seu término em caso de imprevistos.
Selador
Componente usado para impermeabilizar, fechar os poros de uma superfície.
Selatrinca
Massa cuja composição leva silicone, sua aplicação principal é para fechar pequenas trincas em paredes ou tetos, permite que elas desapareçam visualmente pois o silicone estica ou retrai mas a trinca fica imperceptível ao olho mantendo a pintura contínua.
Servente
Auxiliar dos profissionais que trabalham nas obras.
Seixo rolado
Pedra de formato arredondado e superfície lisa, características dadas pelas águas dos rios, de onde é retirada. Existem também seixos obtidos artificialmente, rolados em máquinas.
Shaker
Estilo trazido para os Estados Unidos pelos colonizadores ingleses. Caracteriza-se pela extrema simplicidade das formas, já que seus inspiradores, muito religiosos, viam a ornamentação como pecado.
Shaft
Vão na construção para passagem de tubulações e instalações verticalmente.
Shed
Originalmente, termo inglês que significa alpendre. No Brasil, designa os telhados em forma de serra, com um dos planos em vidro para favorecer a iluminação natural. Bastante comum em fábricas e galpões.
Shingle
Cobertura feita com telhas de madeira, típica dos Estados Unidos no século XIX.
Sifão
Peça formada por um compartimento que retém água, encontrado na saída das bacias sanitárias, nos ralos sifonados e em caixas de inspeção nas redes de esgotos.
Silicone
Material usado na vedação, na adesão e no isolamento de qualquer superfície (cimento, vidro, azulejo, bloco, cerâmica, madeira, etc.) que exija protecção contra infiltrações de água.
Sistema financeiro da habitação
No Brasil é uma entidade, ou instituto que cria as condições no sentido de facilitar e promover a construção e a aquisição da casa própria.
Soalho
Piso de madeira de tábuas corridas.
Sobejo
Sobra de materiais usados na construção.
Solário
Espaço reservado para tomar banhos de sol.
Soleira
A parte inferior do vão da porta no solo. Também designa o arremate na mudança de acabamento de pisos, mantendo o mesmo nível, e nas portas externas, formando um degrau na parte de fora.
Sondagem
Contratação de firma de fundações que executa perfuração do terreno antes do inicio de projetos permite obter dados da resistência do solo, para lotes pequenos em geral são 3 furos.
Sonex
Painéis de Espuma ( plástico ) em geral com forma de corrugado de altura até 5 cm que é colado sobre ambientes onde se quer diminuição do ruído, no tratamento acústico, pode ter cores variadas permitindo obter um bom acabamento estético.Mas pode ser liso, e existem outros fabricantes que o denominam diferente.
Sótão
Divisão que surge dos desníveis do telhado no último pavimento de uma construção.
Strutural glazing
Tipo de esquadria utilizado em Show Room onde a própria estrutura metálica de cobertura se integra com a fachada através de perfis tubulares ( aço inox ) com garras salientes fixadas por parafusos e nessas garras ou sapatas são fixados os panos de vidro temperados ou laminados que já vêem com furação padronizada nas extremidades, sua origem é Alemã, utilizado também no mobiliário Urbano ( paradas de ônibus ) atualmente.
T
Tabeira
Peça de contorno no perímetro e arremate em pisos.
Tábua
Peça de madeira plana e delgada, própria para pisos.
Tábua corrida
Piso de tábuas encaixadas em geral largas e contínuas. Ver Soalho. Que são fixadas sobre ripas chamadas granzepes.
Taco
Cada uma das pequenas peças de madeira que formam o parquet, ou usado embutido nos vãos de alvenarias para fixar caixilhos de madeira.
Talude
Rampa. Inclinação de um terreno em consequência de uma escavação, escarpa. Volume inclinado de terra, coberto por grama, que atua como muro de arrimo, impedindo o desmoronamento do solo.
Tapume
Vedação provisória feita de tábuas que separa a obra da rua.
Telhado
Cobertura de uma edificação.
Telha
Cada uma das peças usadas para cobrir as construções. As telhas têm formas variadas e podem ser de barro, cerâmica, chumbo, madeira, pedra, cimento-amianto, alumínio, ferro, policarbonato, vidro, manta asfáltica, etc. Cada inclinação de telhado requer um tipo de telha. Ex: Capa-canal, colonial, francesa, vã, etc.
Temperado
Vidro que recebe tratamento térmico na fabrica, assim cria tensões internas que ao partir-se o faz em pequenos fragmentos e sendo apropriado para locais de grande frequência de público ou sujeito a maior indice de acidentes como em box, espessuras padrão de 10 mm e 8mm.
Terça
Viga de madeira que sustenta os caibros do telhado. Peça paralela à cumeeira e ao frechal.
Terraço
Cobertura plana. Galeria descoberta. Espaço aberto ao nível do solo ou em balanço.
Terracota
Argila modelada e cozida. Também designa nuances do marrom que lembram a cor da terra.
Terracor e terracal
Tipo de pintura que imprime textura e utiliza a aplicação de dois componentes reagentes sobre superfície emassada com massa acrílica e bem lixada, existe outra similar com textura diferente denominada Terracal.
Terraplanagem
Preparação do terreno para receber a construção.
Terraplenar
Preencher um espaço com terra até que atinja o nível desejado
Terreno
Lote. Espaço de terra sobre a qual vai assentar a construção.
Terreno edificado
Terreno com construção.
Tesoura
Armação de madeira triangular, usada em telhados que cobrem grandes vãos, sem o auxílio de paredes internas.
Testada
Parte da rua ou da estrada que fica à frente de um prédio; testeira.
Textura
Efeito plástico. Massa, tinta, ou qualquer material empregado para revestir uma superfície, deixando-a áspera.
Tijolo
Peça de barro cozido usada na alvenaria. Tem forma de paralelepípedo retangular com espessura igual a metade da largura, que, por sua vez, é igual a metade do comprimento. Os tijolos laminados são produzidos industrialmente. Existe também o tijolo cru ( adobe ), o tijolo de cunha forma destinada à construção de arcos, tijolo furado ( o nome já define ), tijolo refratário com argila pura ou componentes refratários.
Tijolo de espelho
Tijolo assentado com a face maior à vista.
Tirante
Viga horizontal (tensor) que, nas tesouras, está sujeita aos esforços de tracção. Barra de ferro, cabo de aço ou qualquer outro elemento que se presta aos esforços de tração, barra de ferro que absorve os empuxos laterais de paredes ou abóbadas impedindo que desmoronem
Topografia
Análise e representação gráfica detalhada de um terreno que direciona toda a implantação da construção, reprodução gráfica de um terreno, incluindo aclives, declives e irregularidades. Ver Implantação.
Topógrafo
Profissional que estuda os níveis e as características do terreno sendo muito importante a contratação deste para ajudar o arquiteto e o engenheiro no seu trabalho, evitando surpresas durante a obra, como locação de obstáculos e árvores existentes.
Tosco
Trabalho de carpinteiro que ficará embutido e, portanto, não recebe bom acabamento.
Trabalho do material
O movimento de dilatação e retração dos materiais, por exemplo, trabalho do concreto.
Treliça
Armação formada pelo cruzamento de ripas de madeira. Quando tem função estrutural, chama-se viga treliça e pode ser de madeira, metal ou alumínio.
Trena
Fita métrica especifica para medir terrenos.
Turn key
Ver preço turn key.
U
Umbral
Parte superior da porta.
Um Tijolo
Parede de espessura correspondente ao comprimento de um tijolo assentado no sentido da largura. Usado normalmente em paredes externas.
Urbanismo
Técnica de organizar as cidades com o objetivo de criar condições satisfatórias de vida nos centros urbanos.
Usucapião
Do latim usucapione - Instrumento legal que possibilita o acesso à propriedade da terra ou bem móvel pela posse, ("usu capere" - tomar pelo uso) - Modo derivado de adquirir o domínio da coisa, pela sua posse continuada durante um determinado lapso de tempo, com o concurso dos requisitos que a lei estabelece para este fim. Prescrição aquisitiva do direito de propriedade da coisa móvel, ou imóvel.
Usucapido
Adquirido por usucapião: bens usucapidos, servidões usucapidas, etc.
Usucapiendo
Diz-se daquilo em via de usucapir, ou que se quer adquirir por usucapião: imóvel usucapiendo, terrenos usucapiendos. Possuidor, em cujo favor corre a prescrição aquisitiva.
Usucapiente
Aquele que adquiriu por usucapião a propriedade da coisa.
Usucapir
Adquirir por usucapião.
V
Vala
Escavação estreita e longa feita no solo para escoar águas residuais ou pluviais e também para a execução de baldrames e de instalações hidráulicas ou eléctricas.
Valor venal
1 -O que é concernente a venda; o valor normal ou comercial da coisa leva em consideração a metragem, a localização, a destinação e o tipo de imóve, para efeito de venda.2 (leg. fisc.) - Valor provável, ou realizável, de um imóvel lançado na repartição arrecadadora competente, de acordo com o preço provado da aquisição ou que lhe foi atribuído por avaliação fiscal.
Vão
Abertura ou rasgo numa parede para a colocação de janelas ou portas.
Vão Livre
À distância entre os pontos de apoio de uma abertura.
Varanda
Alpendre grande e profundo. Ver Sacado.
Vedação
Ato de vedar. Fechar.
Verniz
Solução composta de resinas sintéticas ou naturais que trata e protege a madeira e o concreto armado.
Verniz à Boneca
Aplicar verniz com algodão a fim de obter um acabamento mais cuidadoso e requintado.
Verga
Peça de concreto ou madeira colocada sobre vãos de portas e janelas que apóia a continuação da parede.
Viabilidade
É o estudo do potencial que pode ser edificado em um terreno seja comercial ou residencial, instalação.
Vidro acidato
Aquele que passa por um processo de banho de ácido que deixa o mesmo com aspecto parecido com o jateado, só que não mancha ao toque de mãos, processo Italiano.
Vidro aramado
Aquele que tem uma trama de arame no seu interior para torná-lo mais resistente.
Vidro bizotado
Aquele que tem na borda um chanfro de 2 a 3 cm, dando efeito de facetado.
Vidro jateado
Aquele que passa por um processo de jato de areia que o torna àspero, mancha ao toque de mãos.
Vidro laminado
Aquele que passa por um tratamento especial composto por diversas camadas geralmente unidas por butirol para torná-lo mais resistente a impactos.
Vidro lapidado
Aquele que tem as arestas da borda eliminadas (lapidadas) através de uma ferramenta impedindo que ao toque não cause ferimentos ou cortes.
Vidro temperado
Aquele que passa por um tratamento especial de aquecimento e rápido arrefecimento para torná-lo mais resistente a impactos.
Viga
Elemento estrutural horizontal ou inclinado de madeira, ferro ou concreto armado responsável pela sustentação das lajes. A viga transfere o peso das lajes e dos demais elementos (paredes, portas, etc.) para as colunas.
Vigota
Pequena viga também chamada de verga.
Vinil
Tipo de plástico apropriado para revestir pisos e paredes.
Vitrificado
Material que assume a aparência do vidro. Muitas vezes, resulta da aplicação de uma camada de vidro sobre outro material.
Volumetria
Conjunto de dimensões que determinam o volume de uma construção, dos agregados, da terra retirada ou colocada no terreno, etc.
Voluta
Ornato em forma de espiral que aparece nos capiteis de colunas clássicas, especialmente nas jônicas.
X
Xadrez
Pó tipo anilina chamado "pó xadrez" denominação do fabricante no Brasil, utilizado na obtenção de cores em pisos cimentados, é incorporado na massa ou nata de cimento superficial.

Z
Zarcão
Subproduto do chumbo, óxido salino de chumbo, de cor alaranjada. É usado como primeira demão na pintura de peças metálicas a fim de protegê-las.Evita a oxidação ou ferrugem.
Zenital
Iluminação que incide verticalmente nos ambientes, a partir de domo ou clarabóia.
Zigurate
Palavra assírio -babilônica designa o cume, pináculo.
Zoneamento
Ato de zonear, dividir região por zonas pela administração pública.
Zincado
Material que foi revestido de zinco. O revestimento de chapas de ferro dá origem às telhas de zinco usadas em coberturas ou telhados quase planos, com pouca inclinação

Nenhum comentário:

Postar um comentário