Translate

Arquitetura noveau

Art Nouveau  é uma filosofia e estilo internacional de arte, arquitetura e arte aplicada – especialmente as artes decorativas -  foram mais populares de 1890 – 1910. 
O nome “Art Nouveau” é francês para “arte nova”. 
Uma reação à arte acadêmica do século 19, o movimento da Art Nouveau foi inspirado por formas e estruturas naturais, não somente em flores e plantas, mas também em linhas curvas. Arquitetos tentavam harmonizar com o ambiente natural. 
Características da Art Noveau - Caracteriza-se pelas formas orgânicas, escapismo para a Natureza, valorização do trabalho artesanal, entre outros. O movimento simbolista também influenciou o Art nouveau.

Recebeu nomes diversos dependendo do país em que se encontrava: Flower art na Inglaterra, "Modern Style", "Liberty" ou estilo "Floreale" na Itália.

Os alemães criam sua própria vertente de Art Nouveau chamada Jugendstil.


Torre Eiffel (em francêsTour Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. A Torre Eiffel, que é o edifício mais alto de Paris, é o monumento pago mais visitado do mundo, milhões de pessoas sobem à torre cada ano. Nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.

La Pedrera - Barcelona
Teto da Confeitaria Colombo. Rio de Janeiro

Francês Hector Guimard ( desenha as saídas do metrô de Paris)
Fonte: Wikipédia/Google

2 comentários:

  1. Adoro esta linda arte!
    Arte Nova como dizem os portugueses e Nouveau para nós que seguimos o francês, mas é muito linda e eu adoro estas entradas e saídas do metrô de Paris, tenho muitas fotos delas porque são genuínas e marcantes. Nossa Confeitaria Colombo também é outra beleza e algumas construções em Praga que vi, ah que coisas lindas!
    beijos cariocas


    ResponderExcluir
  2. Lindas fotos, espero poder revê-las pessoalmente!rs
    beijos :)

    ResponderExcluir