Translate

Está tudo azul...

"A porcelana é um tipo de massa manipulável derivada de uma argila branca especial chamada "caulim". Objetos encontrados em túmulos do tempo de Han, na Província de Shensi, na China, datam o surgimento da porcelana entre 206 a.C e 220 d.C. Ela aparece em sua forma mais pura durante a dinastia Tang (618-906 d.C), já como uma pasta esbranquiçada, translúcida e dura, de inúmeras possibilidades artísticas.

Estudiosos consideram que a disseminação da porcelana pela Europa ocorre a partir do século XIII, com a chegada de muitos objetos trazidos por Marco Polo de suas expedições. Os europeus se surpreendem com os tons dos vasos, o número variado dos esmaltes usados em sua superfície imitando - o jade, o jaspe, a ágata e a safira -, o brilho das peças e a perfeita execução de seus desenhos, mas só conseguem dominar a matéria-prima e produzi-la a partir do século XVIII.  A história mostra que os portugueses foram os primeiros europeus a manter contato com a técnica chinesa, mas só depois de 1832, com a descoberta de uma jazida de caulim na cidade de Aveiro, eles iniciam sua própria produção e conquistam importante espaço no mercado mundial da porcelana. No Brasil, é possível constatar em documentos de época que a porcelana já era um produto conhecido e comercializado no século XVI."
Que tal usar um #bule antigo para acomodar os #talheres do próximo almoço em família?! #fofo #elegante
ZsaZsa Bellagio
Porcelana azul - Amor à Vida - Casa da NicoleItalian Spode.  Thanks to my Mother In Law.Estantes para porcelana en azul.Trio Te Porcelana Hudson & Middleton England Paisaje AzulTetera de porcelana blanca y azul
Fonte: Google/Itaucultural

3 comentários:

  1. Teresinha, fiquei literalmente de boca aberta com a beleza das imagens que postaste, sou louca por porcelana e estas em tons de azul são as minhas preferidas. Aquela pia, então, é simplesmente linda!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Uma linda e azul postagem com historia.
    São peças lindas Teresinha.
    Em Minas na cidade de Monte Sião (unica no Brasil) fabricam peças belas como estas.
    Saudade de voce e Priscila vou passar por lá também.
    Um carinhoso abraço amiga e uma linda semana de paz e alegria.

    ResponderExcluir