Translate

Decoração Montessoriano

Tudo no alcance das mãozinhas...

Você sabe o que é uma decoração de quarto montessoriano?
Na verdade, o método Montessori foi criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori. Um método que busca o aprendizado de forma direta. Pensando diretamente na criança e nas suas necessidades, o quarto infantil deve ser estruturado de acordo com a criança e não com a visão do adulto. Tudo tem que estar no alcance dos pequenos para facilitar o manuseio diretamente, sem intervenção e necessidade de ter um adulto para pegar algo. Tudo no quarto pode ser explorado pelos baixinhos.
Sempre que a arrumação do quarto infantil é feita, pensamos na beleza geral e a praticidade fica, muitas vezes, em segundo plano.
Um quarto montessoriano possui algumas particularidades importantes. Confira algumas dicas para criar um quarto com esse perfil.
O berço é substituido por um colchão no chão ou uma cama baixinha pra que a criança tenha mais independência pra deitar ou levantar.
Quando a criança é maior, o quarto deve ser organizado tanto por ela quanto pelos pais. Ela deve saber onde encontrar seus brinquedos e objetos favoritos que devem estar acessíveis ao alcance da mão.
A decoração deve ser de preferência minimalista, com poucos brinquedos em esquema de rodízio, para que a criança possa explorar cada objeto e desenvolver a concentração.
Não esqueçam que os espelhos devem ser de material flexível.
Mesmo que esse não seja o seu perfil, vale a pena conhecer um pouco mais sobre essa maneira despojada de arrumar um quarto infantil.
Confira algumas imagens.

Floor Mattress for Baby | ... Vintage | Vintage and antique jewelry: Baby's room, 5 months later
Inspiração para quartomontesourri nursery pictures | ... The Prepared Environment: The Montessori Step Every Parent Should DoMontessori-style bed.
Fonte: Google e Pinterest

2 comentários:

  1. Oi, Te. Alguns dos quartos são maravilhosos, nada minimalistas, né? (embora não seja esse o enfoque). Conheço o método Montessori de ensino mas não sabia dessa aplicação na vida da criança. Gostei muito.
    Beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, realmente deve-se pensar na praticidade e mobilidade da criança.
    bjs

    ResponderExcluir