Translate

Cuidar da casa... E da alma...

Vai chegando o final do ano e sempre pensamos em renovar, arrumar, colocar tudo em ordem... Coisas que não fizemos no decorrer do ano e que queremos fazer em dias. Sei que é uma correria só, mas...
Assim como cuidamos do corpo, devemos cuidar também da nossa casa. Deixar tudo nos devidos lugares. Separar objetos, roupas etc., para dar lugar as coisas novas. Isso se chama
Sempre soube que arrumar a casa é o mesmo que cuidar da alma. Da alma cuidamos quando tiramos rancores, mágoas, tristezas, medos ou tudo que for se instalando de modo indevido. Devemos fazer uma catarze desses sentimentos... Assim como devemos cuidar do nosso cantinho... Do nosso lar.
A palavra decoração vem do coração e sendo assim, decorar expressa amor. Decorar no sentido de “guardar de memória” vem do Latim COR, “coração”, pois se pensava que este era o órgão da memória. 
Limpar as "paredes" para deixar fluir coisas boas e prosperidade.

"Cuidar da casa faz parte da nossa alma
Decorar é uma expressão de amor, sensibilidade e cuidado. “Para o brasileiro, a casa simboliza um lugar de felicidade. O lar é onde dorme o companheiro ou a companheira, onde se criam os filhos, onde se saboreiam o peixe pescado no rio ou a linguiça defumada feita no fogão a lenha”, diz o fotógrafo Valdemir Cunha, que, por 100 meses, percorreu o território nacional à procura de um Brasil invisível, intimista, e registrou muito do nosso jeito de morar. Por amor ao lugar em que vivemos, decoramos cada cantinho com esmero, mesmo que seja com páginas de revista, retratos de santos e toalhas de plástico. “É impressionante como as habitações são bem-arrumadas, ainda que a gente apareça de surpresa. Depois de um papo breve, somos imediatamente convidados a entrar”, conta ele. A moradia brasileira tem portas abertas, como se estivesse à espera de um convidado ilustre. É ofertado à visita o melhor da casa: a xícara mais bonita, o prato mais inteiro. E a hospitalidade, para ser verdadeira, não pode deixar de ter cafezinho passado na hora. Mesmo que falte pó para a dona de casa no dia seguinte."
Fonte: Google

3 comentários:

  1. Concordo plenamente . Minha mãe sempre diz que casa é um reflexo da alma. Se vê manter a casa suja é um sinal que vi tbm não está bem.
    Um feliz ano novo pra você.

    ResponderExcluir
  2. Minha doce amiga, que blog mais lindo é este?
    Parece até que foi feito pra mim que ando na fase dos passarinhos, não só na decoração, como na observação. Ontem mesmo me perdi acompanhando um pica-pau de crista amarela subindo numa árvore aqui de casa e ele tinha uma companheira, não tão bonita quanto ele, mas os dois deram um show a parte para mim e marido que observávamos caladinhos para não espantá-los.
    Seu post diz exatamente o que penso sobre cuidar da casa para que seja nosso reflexo da alma, nossa casa está assim, completamente pronta para um refúgio carinhoso e abençoado, se eu pudesse não sairia dela, nada tem melhor nas ruas hoje em dia. Por isso eu cuido da minha casa e do meu entorno também, acho um absurdo as pessoas cuidarem só de dentro e jogarem seus lixos de qualquer maneira fora da casa, como se não fossem eles que os produziram.
    Nos atuais dias em nosso país, onde a violência, mal gosto e sujeira grassam pelas ruas das cidades, nada melhor do que ter um cantinho bem cuidado e relaxante, eu apoio esta ideia, pois tudo tem que começar de dentro pra fora.
    Adorei passear por aqui hoje, passou-me suavidade e bom gosto, tão bem aliados por você que sabe trabalhar bem na decoração.
    um grande abraço carioca

    ResponderExcluir
  3. Que bonitas definições da deCoração, concordo plenamente com todas elas e suas belas ilustrações e citações. Uma vez nas Minas Gerais andando pela região de minha vó conheci uma casinha pobre mas tão arrumadinha de coisas simples que chamou minha atenção, era de chão batido bem varrido por uma vassoura de alecrim, em cada canto tinha uma flor um ramo numa lata de leite sem rotulo bem limpinha, um oratório com seus santos sobre uma toalha de saco de açúcar bem branquinha e bordada.Era muito lindo como aquela senhora arrumava sua casa na simplicidade. Ainda vou escrever sobre ela.
    Bonita postagem Teresinha com seu bom gosto e conhecimento.
    Meu terno abraço amiga.

    ResponderExcluir