Como é delicioso um cafezinho!
Fique por dentro:
Os diferentes grãos de café
Tipo Arábica
A planta que dá origem a este tipo de grão é originária da Etiópia. A altitude do local do cultivo faz muita diferença na qualidade do café produzido: quanto mais alto, melhor. Por isso, os grãos cultivados no Brasil, plantados a 1200 metros de altitude, apresentam uma excelente qualidade. O café feito com grãos de Arábica possui 50% menos cafeína, mas seu sabor costuma ser especial e ele é ideal para a produção das bebidas gourmet.
Café Bourbon
Uma das mais conhecidas variedades da planta arábica é o tipo Bourbon. Este café é mais popular em países estrangeiros. Entre suas principais características estão a textura achocolatada, a acidez média e o aroma forte. É uma bebida indicada para quem prefere o café com sabor adocicado, com notas aromáticas que lembram o caramelo.
Café Kona
Esta variedade é cultivada no Havaí, no distrito de Kona. O clima e o solo da região são ideais para as plantações de Arábica, especialmente as áreas próximas aos vulcões Mauna Loa e Hualalai. A bebida feita com grãos de Kona é muito apreciada por quem gosta de cafés gourmet. Há quem considere este o melhor café do mundo.
Café Catuaí
Para garantir a boa qualidade desta variedade de Arábica, o ideal é que seja plantada a pelo menos mil metros de altitude. Este é um tipo de grão amplamente cultivado no Brasil. O café Catuaí apresenta acidez moderada e dispensa a adição de açúcar.
Café Acaiá
Os grãos de acaiá são recomendados para quem prefere um café suave, com notas aromáticas que lembram frutas. O café de acaiá apresenta sabor achocolatado e acidez média. Para um sabor mais forte e corpo intenso, este café pode ser harmonizado com grãos de Bourbon.
Tipo Robusta
O café feito com este tipo de grão apresenta mais cafeína, portanto, é indicado para quem prefere uma bebida forte e com gosto mais amargo. A planta Coffea Ccnephora, originária da África ocidental, é cultivada em diversos países, inclusive no Brasil.
Esta é uma planta que se desenvolve com facilidade em regiões de clima quente e úmido e em altitudes de até 600 metros. O grão originário desta planta apresenta maior resistência a pragas do que o tipo Arábica. Por estas e outras razões, é mais fácil e econômico cultivar plantações de Robusta.
Um dos usos mais comuns dos grãos de Robusta é nos cafés instantâneos. A adição destes grãos faz com que o café fique mais encorpado e com sabor mais amargo. As bebidas preparadas com estes grãos apresentam finalização prolongada, sabor achocolatado e teor de cafeína que pode variar entre 2 e 4,5%.
Fonte: http://www.mexidodeideias.com.br/historias-em-xicaras/tipos-de-cafe-2-do-pingado-ao-macchiato/
http://baristo.com.br/blog/conheca-os-tipos-de-graos-de-cafe-2/
Nenhum comentário:
Postar um comentário