"Um grupo de engenheiros - o português Amadeu Oliveira Coimbra, o alemão Ernesto August Boeckmann e o brasileiro Antônio de Góis - foram os criadores do “cobogó”, elemento que permite a entrada de luz solar e ventilação natural utilizado nas aberturas de construções.
O cobogó surgiu na década de 1920, em Recife, e teve seu nome oriundo da junção da primeira sílaba dos sobrenomes de seus criadores. São uma herança da cultura árabe, baseado nos muxarabis – construídos em madeira, eram utilizados para fechar parcialmente os ambientes internos.
Apesar de ser criado em Recife, o cobogó foi difundido por Lúcio Costa em referências sutis à arquitetura colonial, tornando-se um elemento compositivo presente na estética da arquitetura moderna brasileira. Apesar da permeabilidade visual, os cobogós, de certa forma, trazem privacidade ao usuário. Feitos de cimento e tijolo no início, passaram a ser produzidos também em cerâmica e outros distintos materiais."
Fonte: http://www.archdaily.com.br/br/768101/cobogo
Boa noite flor!
ResponderExcluirEstava pesquisando hoje sobre os cobogós pra uma postagem no meu blog e cheguei no blog. Muito interessante!
A imagens que escolheu são lindas, parabéns!
Seguindo seu blog e sua página no facebook, quando possivel dá uma olhada no meu blog, segue o link abaixo!
Beijos!
A Primeira Casa | Facebook