Translate

Toscana e sua arquitetura.

A Toscana ou Toscânia é uma região da Itália central com cerca de 3,7 milhões de habitantes e 22.997 km², cuja capital é Florença. Tem limites a noroeste com a Ligúria, ao norte com a Emília-Romagna, a leste com Marcas e Úmbria e ao sul com o Lácio. Wikipedia

"Foi na Toscana que nasceu e se desenvolveu, entre os séculos XIV e XVI, a grandiosa época do Humanismo e do Renascimento, que inovaram radicalmente a cultura e a arte, deixando um um marco para sempre.  Firenze (ou Florença) capital da Toscana, conserva grandes obras de arquitetura civil e religiosa, esculturas e pinturas de extraordinário valor artístico, de grandes gênios como Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti etc.   Há também Siena, com a sua Piazza del Campo, com o famoso Palio no verão . Também super famosa pelos seus grandes vinhos, como o Chianti e o Brunello.  Montepulciano e Pienza são jóias da arte renascentista, e San Gimignano, com as suas célebres torres . Em seguida há  Pisa,conhecida no mundo inteiro pela famosa Torre pendente; Carrara, com seu Duomo revestido do preciosíssimo mármore que recebe o nome da cidade; e ainda Lucca, Pistóia, Arezzo, Grosseto, Livorno, Prato, que também ostentam igrejas e monumentos de grande valor arquitetônico e artístico. São incontáveis as belezas naturais... Fazem parte da Toscana as províncias:Arezzo, Firenze, Grosseto, Livorno, Lucca, Massa, Carrara, Pisa, Pistoia, Prato Siena."
Fonte:http://www.vamosparaitalia.com.br/regioes.html

7 comentários:

  1. Teresinha, como eu demorei tanto tempo para descobrir o teu blog? Adorei as fotos, é tudo que eu gosto em matéria de decoração. Adoro as paisagens da Toscana na Itália e da Provence na França.
    Grande abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Que imagens lindas! Amei!
    beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Oh, how I dream of a vacation in Italy :).

    ResponderExcluir
  4. Conheco, a gente anda pelas ruas e parece que ta pisando na Historia,pensa ouvir os ruidos de ontem, e que de repente vai surgir uma pessoa vestida como antigamente,saindo daqueles predios antigos, de pedra, daqueles jardins com pinheiros lindos, nossa, a Italia é toda linda.

    ResponderExcluir
  5. V. resumiu muito bem as belezas da Toscana! Já estive lá duas vezes e voltarei em maio para curtir o interior , com suas pequenas vilas, simples e maravilhosas... Parabéns pelo site! Muito bom gosto!

    ResponderExcluir